Iluminação errada pode afetar a produtividade dos funcionários

Segundo designer, o excesso de luz é um problema comum que produz desconforto e irritação na equipe

SÃO PAULO – Como é a iluminação do seu ambiente de trabalho? Muito escura ou clara até demais? Pode parecer um detalhe, mas muitas empresas não sabem que a iluminação pode afetar a produtividade da equipe.

“O excesso de luz é um problema comum nas empresas e pode produzir uma sensação de desconforto e causar irritação. Além disso, um nível inadequado de iluminação nos ambientes comerciais pode provocar a redução da produtividade
dos funcionários”, afirmou a lighting designer da Plano Luz, Silvia Pierri.

Silvia lembra também que existem normas, no caso, a NBR-5413 e a NR-9, que determinam os níveis ideais para os locais internos de trabalho.

Como ter uma iluminação adequada?

PUBLICIDADE

De acordo com a designer, os projetos de iluminação devem se preocupar com o tipo de tarefa que será realizada no local. Outro aspecto importante é que esses projetos devem explorar ou conter a iluminação natural, podendo se valer ainda de cores para tornar o ambiente menos monótono.

“Se uma iluminação inadequada atinge quem trabalha no local, ela também pode deixar uma imagem negativa da marca e do produto junto ao público [no caso de empresas que recebem clientes em sua sede]”.

Economia

Silvia alerta ainda que uma simples atualização das instalações elétricas, com a utilização de produtos adequados, pode gerar uma economia de até 30% na conta de luz das empresas.

Outra medida bastante aplicada é substituir as lâmpadas existentes por lâmpadas com menos potência, mas que fornecem o mesmo nível de luz com menor consumo de energia. “No caso das lâmpadas fluorescentes, muita gente já percebeu que embora custem um pouco mais, a durabilidade é até 60% maior, trazendo uma economia a longo prazo”, conclui Silvia.