Idade média para assumir cargo de gerência passa dos 35 anos

Segundo estudo, esta é a idade de quem inicia em cargos de gerência em áreas que assumem investimentos mais arrojados

SÃO PAULO – A idade média para assumir um cargo de coordenação e gerência é de 35,8 anos, segundo revela pesquisa realizada pela De Bernt Entschev Human Capital.

De acordo com o levantamento, esta é a idade mais comum de quem inicia em cargos de gerência em áreas que assumem investimentos mais arrojados, como finanças, sendo que os salários giram em torno de R$ 10.200.

Isso acontece, segundo o headhunter da consultoria, Clayton Pinto, pelo fato dos profissionais mais maduros já terem um tempo de carreira considerável, tendo errado o suficiente para aprender a escolher os melhores investimentos.

PUBLICIDADE

“A idade ideal para assumir o primeiro cargo de gerência é entre 28 e 32 anos. Porém, ao traçar um perfil para uma oportunidade, as empresas buscam profissionais com mais experiência”. 

Competências
Ainda conforme a pesquisa, em áreas mais despojadas, como marketing, tecnologia, comunicação, entre outras, a idade para assumir o primeiro cargo de gerência diminui, com profissionais mais jovens ocupando cargos de relevância.

Apesar disso, os profissionais não devem se preocupar com a questão idade na hora de buscar uma colocação ou uma promoção. Isso porque, explica o headhunter, a idade é mais utilizada como critério de desempate do que pré-requisito, de forma geral.

“Uma contratação nunca é feita baseada na idade do profissional, e sim em suas competências, habilidades e diferenciais. Porém, quando há dois profissionais semelhantes, a idade pode, sim, ser fator eliminatório de um deles”.