Idade média de líderes brasileiros recua, mostra Datafolha

Atualmente, idade média de presidentes é 47 anos; há 5 anos a idade média de quem ocupava tal posição era 51 anos

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A idade média dos líderes brasileiros está diminuindo. Se atualmente a maior parte dos presidentes das empresas tem, em média, 47 anos, há 5 anos, a idade de quem ocupava essa posição era de 51 anos.

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada no início de novembro, há 5 anos, a maioria dos diretores tinham 44 anos, agora, a média de idade é de 41 anos.

A diminuição de idade também chegou aos níveis de gerência, coordenadoria e supervisão. No caso daqueles que ocupam uma posição de gerência, a idade média atual é de 34 anos, frente aos 37 anos observados em 2006. Na coordenação, a idade média passou de 32 anos para 30.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 30 de agosto e 09 de setembro, com cerca de 56 entrevistados. O universo da pesquisa é comporto por responsáveis pela seleção de profissionais para cargos desde presidência até supervisão na cidade de São Paulo.

Presidentes, diretores, gerentes
No caso dos executivos que ocupam posição de presidência, o estudo revelou que atualmente 20% têm até 40 anos, 25% têm entre 40 e 45 anos, 38% estão na faixa etária de 45 a 50 anos e apenas 11% têm acima de 50 anos.

Dos profissionais que são diretores de alguma organização, 14% têm até 35 anos. No entanto, a maior parte é um pouco mais velha, já que 48% têm entre 35 e 40 anos e 36%, mais de 40 anos. Já nos cargos de gerência, 32% têm até 35 anos e 57% está na faixa dos 30 aos 35 anos.

Continua depois da publicidade

Supervisão e coordenação
A pesquisa ainda revelou que os mais jovens estão nos cargos de supervisão ou coordenação. Nessa posição, 77% dos profissionais têm até 30 anos e apenas 16% têm entre 30 e 35 anos.

Na pesquisa, 68% dos profissionais que atuam na seleção dos executivos afirmaram existir orientação das empresas em relação à idade do candidato. Para a posição de presidente, 29% dos entrevistados afirmaran que as empresas estipulam idade mínima de 45 anos.

Dos profissionais de RH, 34% afirmaram que as empresas também estipulam a idade do candidato à diretoria, 30% disseram que existe exigência em relação à idade dos candidatos ao cargo de gerência e 27% declararam o mesmo sobre os candidatos aos cargos de coordenação e supervisão.