IBGE: emprego industrial cresce 3,2% em fevereiro

Por outro lado, na comparação com o primeiro mês deste ano, foi registrada estabilidade após duas variações negativas nos meses anteriores

SÃO PAULO – O emprego na indústria brasileira registrou incremento de 3,2% no segundo mês do ano, frente a igual período de 2007, revela a “Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário”. Este foi o 20° aumento seguido neste tipo de comparação.

De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na comparação com janeiro, com ajustes sazonais, houve estabilidade no emprego industrial.

Análise regional

Em fevereiro, 11 das 14 localidades pesquisadas aumentaram seu contingente de trabalhadores, com destaque para São Paulo (4,6%), Região Nordeste (4,3%), Minas Gerais (3,1%) e Região Norte e Centro-Oeste (3,8%).

PUBLICIDADE

Na outra ponta, o Espírito Santo terminou o segundo mês do ano com taxa negativa de 1,6%, em relação ao resultado de fevereiro de 2007, além de Ceará (-0,3%) e Santa Catarina (-0,1%).

Setores

Entre os 18 setores, 11 tiveram resultados positivos, com destaque para máquinas e equipamentos (14,1%), meios de transporte (10,7%), alimentos e bebidas (4%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (12,9%).

Entre os ramos com queda estão calçados e artigos de couro (-10,9%), madeira (-7,2%) e vestuário (-3,9%).