Hora do estudo: manter boa postura previne problemas de saúde

Estudar sentado na cama só é aceitável se a coluna ficar na posição correta; sentar no chão não é aconselhável

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Vestibulares e provas de final de ano fazem com que os jovens revisem toda a matéria, mas uma coisa que eles não prestam atenção é a postura corporal na hora de estudar.

Alguns hábitos adotados podem prejudicar a saúde da coluna. Por isso, posições que causem desconforto, dores ou alterações de sensibilidade e força devem ser evitadas.

“Caso o aluno sente na cama com bom apoio e posição da coluna, e em boa altura do material de leitura, pode não haver muitos riscos. Já ficar sentado no chão é desaconselhável, dada a ausência de um suporte. É importante lembrar que a má postura somente é sentida a longo prazo e pode levar à degeneração espinhal”, explicou o neurocirurgião do Hospital Nossa Senhora das Graças, Eduardo Puppi Moro.

De olho na visão

Aprenda a investir na bolsa

A boa postura durante os estudos não ajuda só a coluna, como também é fundamental para os olhos. Mantenha-os levemente inclinados para baixo enquanto estiver lendo.

Durante o dia, a iluminação deve ser uniforme, sem sombras ou reflexos. À noite, luz direta nos olhos, lâmpadas quentes ou muito brilhantes devem ser evitadas, mas a iluminação é indispensável.

Se o estudante usar óculos, deve utilizá-los na hora de ler, caso contrário, pode ficar com dores de cabeça. “Para o paciente que usa lentes de contato, a indicação é para que prefira estudar com os óculos, e não com as lentes, pois durante o estudo há uma diminuição na frequência do piscar, acarretando o ressecamento ocular”, disse a médica da Clínica Canto, Ana Paula Canto.

Dores de cabeça, visão embaçada, dificuldade de mudança de foco, vermelhidão e lacrimejamento podem significar problemas de visão, por isso um oftalmologista deve ser procurado.