Homens se acham mais seguros que as mulheres no trabalho, diz estudo

Pesquisa revela que, enquanto 70% dos homens se acham confiantes, apenas 50% das mulheres acham o mesmo

SÃO PAULO – Ao analisar mais de mil avaliações de desempenho para uma pesquisa de liderança, as especialistas Jill Flynn, Kathryn Heath e Mary Davis Holt concluíram que as maiores críticas dos profissionais do sexo masculino de uma corporação se dirigiam às colegas do sexo feminino: para eles, as mulheres do trabalho se mostravam pouco confiantes em suas ações.

Tal constatação foi reforçada ainda pelo Instituto Europeu de Liderança e Gestão, que revelou que os homens, de qualquer idade, costumam ser mais confiantes que as mulheres.

“Enquanto 70% afirmam ter um alto nível de confiança, apenas 50% das mulheres têm essa percepção. Além disso, metade das gestoras mulheres admitem que se sentem inseguras sobre o próprio desempenho, nos homens esse percentual é de apenas 31%”, comparou o Instituto.

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Mais cautelosas
E ao que parece, a falta de confiança do sexo feminino costuma afetar ainda o desempenho das mulheres na conquista de promoções e de novas oportunidades em outras empresas.

Segundo o levantamento, enquanto 20% dos homens disseram que poderiam se candidatar à uma vaga mesmo sem preencher completamente a descrição do cargo, o total de mulheres que fariam o mesmo foi de apenas 14%.

“Elas têm uma abordagem mais cautelosa para se candidatarem a empregos e promoções”, constata o estudo.

Dicas
Pensando nisso e para ajudar o público feminino a alavancar a própria carreira, as especialistas Jill Flynn, Kathryn Heath e Mary Davis Holt listaram no site da revista Harvard Business Review as principais atitudes negativas cometidas pelas mulheres no trabalho, propondo algumas orientações para quem deseja realmente eliminar essa imagem de insegurança de que os homens tanto reclamam. Confira!

Deixe a modéstia de lado. Os homens têm mais facilidade em tornar público o próprio crédito por algum projeto de sucesso. Já as mulheres parecem acreditar que suas realizações devam falar por si e não costumam se esforçar tanto para ganhar os louros da vitória. Por isso, apesar da modéstia ser uma boa característica, não seja ingênua à ponto de acreditar que seu chefe, clientes e colegas de trabalho irão reconhecer suas realizações se você não fizer nada para chamar a atenção deles.

Orgulho não promove ninguém. Se você não pedir uma promoção, certamente não saberá se poderia ter conquistado uma nova oportunidade na sua carreira. Por isso, saiba que as estatísticas apontam que as mulheres são as mais propensas a perderem promoções justamente por não se arriscarem a pedirem mais responsabilidade aos seus gestores. Pode até parecer arriscado, mas não tem outro jeito. Não pedir significa que você pode perder a chance de ganhar um cargo maior.

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Se manifeste! Nada de ficar em silêncio nas reuniões. É claro que não é fácil ganhar a palavra nestas ocasiões, especialmente quando muitas pessoas disputam a atenção, mas deixar de fazer comentários quando se tem algo relevante a dizer é certamente a melhor maneira de perder uma chance de entrar no jogo. Por isso, deixe claro o seu ponto de vista durante importantes discussões.