Homens: escolha errada de sapato pode afetar a performance no trabalho

De modo geral, diz ortopedista, sapato "saudável" deve ser de material macio, ter bico amplo e flexibilidade na sola

Publicidade

SÃO PAULO – Homens que trabalham em ambientes formais podem ter a saúde e a performance profissional prejudicada se escolherem de forma errada o calçado do dia a dia.

De acordo com o médico ortopedista e presidente do IOS (Instituto Ortopedia & Saúde), Fábio Ravaglia, a atenção especial na hora de escolher o sapato do trabalho pode evitar bolhas; calos; esporão calcâneo; desconforto; dores articulares ao caminhar, sobretudo nos pés e joelhos; e até fascite planar, em outras palavras, uma inflamação na sola do pé, ajudando assim a manter o foco e o rendimento nas atividades do profissionais.

“Muita gente sente dor na sola do pé ou dor no calcanhar – resultado do uso de um calçado inadequado ou da maneira de andar incorreta (…) Tênis ou sapatos não têm a função de corrigir problemas ortopédicos, mas podem adaptar o pé para que o passo fique correto”, diz.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Às compras
Assim, da próxima vez que for comprar um sapato para utilizar no dia a dia preste atenção ao seguinte:

Sapato “saudável”
De modo geral, diz o ortopedista, um sapato “saudável” deve ser de material macio, ter bico amplo, flexibilidade na sola e salto em torno de três centímetros.

No mais, é importante observar para que o calçado não fique apertado demais, comprimindo o pé; folgado demais na frente, no peito dos pés, atrás e dos lados, deixando uma folga maior do que a necessária para os dedos ou deixando o pé solto, o que pode causar bolhas ou calos.

Continua depois da publicidade

A folga ideal na frente é de no máximo um centímetro entre o dedão e a ponta do sapato, permitindo a movimentação dos dedos. Solados de borracha com ranhuras são mais recomendados por evitar escorregões.

Por fim, alerta o especialista, calçados com amortecedores ajudam a absorver o impacto do peso do corpo em movimento sobre os pés, aliviando a carga que as articulações dos pés e dos joelhos recebem. Dessa forma, este tipo de calçado ajuda a evitar problemas como fratura por estresse ou mesmo artrose na região entre a coluna vertebral e a bacia.