Hábito de tirar soneca depois do almoço chega às empresas brasileiras

Na Apdata, funcionário pode ir ao "espaço zen" quando quiser, não necessariamente na hora do almoço

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Espanha é conhecida pela sesta, aquele cochilo de alguns minutos que os profissionais tiram após o almoço. Quem nunca ouviu falar do hábito? A novidade é que algumas empresas brasileiras já incorporaram esse costume de origem hispânica, que favorece a redução do estresse, com uma pequena dose de relaxamento diária.

A sesta faz com que o indivíduo fique mais desperto no restante do dia, mas atenção: a prática não é recomendada àqueles que sofrem de insônia. Para os estagiários, que acordam cedo para ir ao trabalho e somente chegam em casa pouco antes da meia-noite, por conta da faculdade, também é um benefício positivo.

Empresas adotam prática

A Viapar, concessionária de rodovias instalada no Paraná, conta com 560 funcionários. O gerente de Recursos Humanos Marçal Siqueira explica como funciona a sesta: em cada unidade da empresa, há sofás, pufes e colchonetes. Em uma das unidades, tem até cascata de água.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Todos os funcionários almoçam dentro da empresa mesmo, em 15, 20 minutos. Como eles têm uma hora de almoço, aproveitam o restante do tempo para descansar. O benefício foi extremamente aprovado. Inclusive, dentro das salas de descanso, eles estabeleceram uma lei de silêncio, ninguém pode conversar e as persianas devem ficar fechadas”, conta. “As pessoas saem de lá com outro aspecto”. Não é à toa que a Viapar está entre as 220 Melhores Empresas para Trabalhar, pesquisa da consultoria internacional Great Place to Work.

Preocupação com os funcionários

Outra companhia que adota a sesta, há mais de quatro anos, é a empresa de gestão de Recursos Humanos Apdata. A diferença é que o funcionário pode tirar a soneca quando quiser, e não necessariamente no horário do almoço.

“A empresa tem uma preocupação grande com o bem-estar das pessoas. Percebemos que algumas têm dificuldade de chegar aqui, por isso já chegam cansadas. Outras têm problemas em casa. Pensando nisso, criamos ambientes que propiciam o relaxamento. Hoje temos salas de cromoterapia, com pufes, colchonetes e sofás. Nelas, os profissionais podem ficar o tempo que julgarem necessário”, diz a diretora-executiva da Apdata, Luiza Nizoli.

Continua depois da publicidade

A surpresa foi que a produtividade aumentou 70%, logo no primeiro mês de implantação do benefício. “As pessoas ficaram mais felizes, satisfeitas e comprometidas com a empresa. Além disso, o lugar que chamamos de espaço zen propicia a integração entre a equipe, o que trouxe um ganho significativo à empresa, já que cada área da organização depende de outra”.