Publicidade
SÃO PAULO – Não são apenas algumas pessoas que têm habilidade para liderar, o que implica ter poder de decisão, saber controlar uma equipe e ainda mostrar resultados. Fora do ambiente de trabalho, todos tomamos decisões em nossas vidas, o que mostra a capacidade para gerenciar uma equipe.
“Uma pessoa pode não ser o grande líder em uma empresa, mas pode ser em sua casa, no prédio onde mora ou em determinado momento em um jogo de futebol na praia”, disse o consultor de carreiras César Souza.
Desenvolvimento
Ainda de acordo com o consultor, a liderança é algo que pode ser desenvolvido na vida pessoal. Alguém que passa por um problema financeiro, por exemplo, pode superá-lo com perseverança e foco, dois pontos fortes em chefes de equipe.
Oferta Exclusiva para Novos Clientes
Jaqueta XP NFL
Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano
As características de liderança ainda podem ser observadas no dia-a-dia, com divulgação dos valores e princípios que a pessoa possui, o desenvolvimento de talentos, a curiosidade e o foco em resultados. A atitude ainda se mostra por meio da vontade de fazer acontecer e na capacidade de guiar tarefas.
Cargo x atitudes
De acordo com Souza, a liderança não é apenas um cargo, mas também um conjunto de atitudes que posiciona a pessoa e a diferencia em determinadas situações. Com isso, ela ganha destaque em relação aos outros, tem novas funções e deve mudar o comportamento.
O líder também deve treinar os demais membros da equipe, demitir, se afastar de certas pessoas e mudar o rumo, quando as perspectivas não são promissoras.
Continua depois da publicidade
“O verdadeiro líder forma outros líderes, não apenas seguidores. Muitos líderes vivem cercados de seguidores incompetentes. É preciso recrutar, motivar e liderar pessoas que sejam melhores que ele. Só assim o líder cresce”, afirmou Souza.