Habilidades de liderança são desenvolvidas na vida pessoal

Alguém que passa por problema financeiro, por exemplo, supera-o com perseverança e foco, dois pontos fortes em líderes

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Não são apenas algumas pessoas que têm habilidade para liderar, o que implica ter poder de decisão, saber controlar uma equipe e ainda mostrar resultados. Fora do ambiente de trabalho, todos tomamos decisões em nossas vidas, o que mostra a capacidade para gerenciar uma equipe.

“Uma pessoa pode não ser o grande líder em uma empresa, mas pode ser em sua casa, no prédio onde mora ou em determinado momento em um jogo de futebol na praia”, disse o consultor de carreiras César Souza.

Desenvolvimento

Ainda de acordo com o consultor, a liderança é algo que pode ser desenvolvido na vida pessoal. Alguém que passa por um problema financeiro, por exemplo, pode superá-lo com perseverança e foco, dois pontos fortes em chefes de equipe.

PUBLICIDADE

As características de liderança ainda podem ser observadas no dia-a-dia, com divulgação dos valores e princípios que a pessoa possui, o desenvolvimento de talentos, a curiosidade e o foco em resultados. A atitude ainda se mostra por meio da vontade de fazer acontecer e na capacidade de guiar tarefas.

Cargo x atitudes

De acordo com Souza, a liderança não é apenas um cargo, mas também um conjunto de atitudes que posiciona a pessoa e a diferencia em determinadas situações. Com isso, ela ganha destaque em relação aos outros, tem novas funções e deve mudar o comportamento.

O líder também deve treinar os demais membros da equipe, demitir, se afastar de certas pessoas e mudar o rumo, quando as perspectivas não são promissoras.

“O verdadeiro líder forma outros líderes, não apenas seguidores. Muitos líderes vivem cercados de seguidores incompetentes. É preciso recrutar, motivar e liderar pessoas que sejam melhores que ele. Só assim o líder cresce”, afirmou Souza.