Habilidade para atuar no Turismo é porta de entrada para primeiro emprego

Quem sabe lidar com público "sai na frente" na busca por colocação no setor que faturou recorde de US$ 4,316 bilhões em 2006

SÃO PAULO – Conquistar o primeiro emprego pode significar uma luta para muitas pessoas diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mas este processo pode ser menos complicado se você tiver conhecimentos sobre os diversos setores e ainda procurar as oportunidades no lugar certo.

Para quem nunca trabalhou, Turismo pode ser uma boa opção em 2007. No ano passado, o setor teve a marca recorde de US$ 4,316 bilhões recebidos com a atividade, o que deve ser seguido neste ano. E quando um setor vai bem e se expande, ele tem grandes chances de contratar mais.

Além dos números indicarem esta possibilidade, a ministra do Turismo brasileira, Marta Suplicy, ainda disse que bares, restaurantes e hotéis podem ser boas opções para quem quer começar a trabalhar. “O turismo pode ser a porta de entrada para a inclusão de muitos jovens no mercado de trabalho”, disse.

Habilidades

PUBLICIDADE

Mas para trabalhar nesta área são necessárias algumas habilidades. Saber lidar com o público, para receber turistas, é fundamental. Além disso, quem sabe como preparar bebidas ou pratos “sai na frente”, devido ao grande número de bares e restaurantes relacionados ao setor.

Como o turismo implica na vinda de estrangeiros para o Brasil, quem conhece outra língua, além do português, ainda tem mais chances de conseguir o primeiro emprego. Conhecer bem o local onde mora pode ajudar na colocação neste setor, principalmente para quem quer atuar como guia turístico.

Outras dicas, que também podem ser seguidas por quem quer atuar em outra área, não podem ser esquecidas, como capacidade em lidar com diferenças no ambiente de trabalho e de realizar atividades em equipe.