Publicidade
Principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado anualmente por milhões de estudantes para acessar universidades públicas e privadas. Agora, o exame também passa a ser critério de ingresso na graduação em Mercado Financeiro da XP Educação, que anunciou a aceitação da nota do Enem como alternativa ao processo seletivo tradicional.
A iniciativa busca reduzir barreiras de acesso ao ensino superior e acelerar a formação de novos profissionais para um setor que segue demandando talentos qualificados.
Matrícula rápida e sem prova
A modalidade permite que o candidato envie apenas o boletim de desempenho do exame, comprovando mínima de 450 pontos na edição atual ou dos últimos 5 anos. Após a validação das informações, a matrícula pode ser concluída em até 24 horas. Além disso, a taxa de prova está suspensa até o fim de janeiro, tornando o ingresso ainda mais acessível.
“Queremos tornar o acesso à formação em mercado financeiro mais ágil e menos burocrático. A nota do Enem reconhece o desempenho acadêmico do candidato e acelera sua entrada na graduação”, afirma Luis Conduta, coordenador acadêmico da XP Educação.
Além do ingresso via Enem, a instituição mantém outras formas, como o processo seletivo tradicional, que inclui inscrição, prova online e matrícula dos aprovados.
Como é a graduação em Mercado Financeiro
A graduação em Mercado Financeiro da XP Educação é um curso superior de tecnologia (CST), com duração de quatro semestres. O curso é oferecido no formato EaD, com aulas ao vivo e encontros presenciais, permitindo que os alunos conciliem os estudos com a rotina profissional.
Continua depois da publicidade
Autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito máximo, o curso inclui no currículo a preparação para certificações profissionais como Ancord e CFP®, exigidas por instituições do setor financeiro, como bancos, corretoras, gestoras e fintechs.
Os estudantes também têm acesso à Expert XP, evento de investimentos realizado anualmente e considerado um dos maiores da América Latina, voltado à troca de experiências e networking com profissionais do mercado.
O corpo docente é composto por executivos e especialistas atuantes no mercado, incluindo Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo da XP Inc., e Thiago Maffra, CEO da XP Inc., unindo um corpo docente especialista e grandes nomes da XP Inc.
Continua depois da publicidade
Como se inscrever
As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da XP Educação. O candidato deve escolher a modalidade de ingresso mais adequada ao seu perfil — Enem, Edital de Verão ou processo tradicional — e seguir as orientações para envio da documentação.