Governo vai criar 260 mil novas vagas para o Plano Brasil Maior

Os primeiros setores beneficiados serão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Têxtil e Confecções, Petróleo e Gás, Pesca e Aquicultura e Energias Renováveis

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o Ministério da Educação fecharam acordo de cooperação para criar 260 mil novas vagas em cursos de qualificação com recursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As vagas serão abertas em 2013 e atenderão setores da economia priorizados pelo Plano Brasil Maior.

Os primeiros setores beneficiados serão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Têxtil e Confecções, Petróleo e Gás, Pesca e Aquicultura e Energias Renováveis. Para atender as demandas por qualificação profissional nessas áreas, o acordo colocará à disposição a infraestrutura de cursos ministrados pelo Senac, Sesi, Senai e Sebrae e pelos Institutos Federais e Estaduais de ensino.

O secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, disse que a parceria vai facilitar o atendimento de demandas urgentes e estratégicas nas localidades onde estão ocorrendo grandes investimentos. “A qualificação profissional precisa atender ao desafio do crescimento da indústria brasileira. Esse é um dos objetivos do Plano Brasil Maior. Na secretaria, vamos canalizar e sistematizar as demandas, identificando os setores onde essa atuação é premente”, observou.

Continua depois da publicidade

Recursos
Em 2013, os recursos do Pronatec somarão R$ 2,7 bilhões, e o número de novas vagas em cursos de qualificação profissional deve aumentar gradativamente. Além das 260 mil vagas, a cada três meses, haverá a oportunidade de avaliar, junto aos ofertantes de formação e qualificação, novas demandas apresentadas pelos Comitês Setoriais do Plano Brasil Maior.