Gosta de beber? Então que tal se tornar sommelier de cervejas?

A Academia Barbante é uma das que formam brasileiros sommerliers de cervejas, ensinando o processo de produção da bebida, os diferentes estilos, a apresentação e o serviço.

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Embora seja uma profissão de grande importância para o ramo, o sommerlier de cervejas tem visto um aumento constante no número de profissionais. A formação acadêmica para a profissão, hoje necessária e indispensável, teve início em 2004, na Alemanha, com a Doemens Akademie – e agora já existe também no Brasil.

A Academia Barbante é uma das que formam brasileiros sommerliers de cervejas, ensinando o processo de produção da bebida, os diferentes estilos, a apresentação e o serviço.

“O sommerlier de cervejas conhece os tipos de produção, analisa os variados estilos da bebida, cria harmonizações com a gastronomia, elabora cartas de cervejas adequadas ao ponto de venda, conduz eventos e experiências, sempre norteado pela ética e consumo responsável. A formação é procurada especialmente por profissionais de restaurantes, bares, hotéis, lojas, cervejarias, distribuidoras, importadoras, mas também atrai muitos curiosos”, afirmou Tatiana Spogis, da Academia.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mais especificamente, o sommerlier pode atuar: na indústria de cervejas, propondo novos estilos e técnicas ou avaliando a qualidade da produção; em importadoras, selecionando os rótulos que serão vendidos; em bares, apresentando a carta de cervejas, indicando qual a mais adequada ao gosto do cliente, indicando pratos que combinam; entre outras áreas.

Na Academia Barbante, o curso aprovado e certificado pela Doemens Akademie tem carga horária de apenas 100 horas e um custo de R$ 3.900.