Publicidade
SÃO PAULO – As empresas Google e Apple são as mais admiradas por brasileiros que cursam MBA no exterior, segundo aponta pesquisa da GNext Talent Search, intitulada “O Estudante de MBA em Escolas Internacionais”.
De acordo com o estudo, o Google é admirado por 22% destes profissionais, número que sobe para 25% entre aqueles que estudam nos Estados Unidos e cai para 18% entre os estudantes que vão para a Europa.
Já a Apple é a mais admirada por 21% do total de entrevistados, mesmo percentual atingido quando considerados somente aqueles que estudam em países europeus e um ponto percentual abaixo dentre os que foram para os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Abaixo, as empresas mais admiradas no geral e de acordo com os estudantes que foram para os Estados Unidos e Europa.
Empresas Admiradas | |||
---|---|---|---|
Empresa | Geral | EUA | Europa |
22% | 25% | 18% | |
Apple | 21% | 22% | 21% |
Mckinsey | 8% | 7% | 10% |
Itaú | 5% | 5% | 5% |
BTG Pactual | 3% | 2% | 5% |
GE | 3% | 2% | 5% |
Ambev | 2% | 2% | 3% |
BCG | 2% | 2% | 3% |
2% | – | 5% | |
JP Morgan | 2% | 3% | – |
Natura | 2% | 2% | 3% |
Outras | 28% | 28% | 22% |
Fonte: GNext Talent Search |
O que as fazem ser admiradas?
Ainda conforme o levantamento, considerando tanto os estudantes que foram cursar MBA nos Estados Unidos, como aqueles que foram para a Europa, o fato de a empresa ser orientada para resultados é o aspecto mais considerado dentre os critérios para admirar uma empresa, sendo citado por 66% dos entrevistados.
O empreendedorismo da empresa e o planejamento estratégico também se destacaram, com 46% e 44%, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Em seguida, os itens mais citados foram planejamento de carreira (39%), negócio sustentável (36%), marca forte (29%), agressividade (14%), sustentabilidade (7%), história sólida (6%) e processos definidos (4%).
Por que cursar MBA no exterior?
No geral, aponta o estudo, a totalidade dos estudantes entrevistados acreditam que o MBA no exterior é um diferencial a mais no currículo, dada a credibilidade dos cursos.
Além disso, acreditam, é uma oportunidade de fazer parte de uma rede de contatos diferenciadas e ter exposição a diferentes culturas. Este último aspecto, aliás, foi o mais citado pelo total de estudantes entrevistados (83%). Em seguida, aparecem credibilidade (81%), rede de contatos (77%), qualidade de ensino (74%) e comprometimento integral (68%).