AO VIVO Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO do Fleury falam sobre o balanço da rede de laboratórios; assista

Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO do Fleury falam sobre o balanço da rede de laboratórios; assista

Gestão e plano de carreira: saiba a diferença dos termos, use-os e alcance o sucesso!

Enquanto um deles diz respeito à definição de seus objetivos, o outro significa administrar os caminhos para atingi-los

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os profissionais brasileiros sequer sabem, mas existem diferenças entre a gestão que se faz da carreira e o planejamento dela. Apesar de a diferença ser sutil, saber manusear esses dois termos pode fazer com que você alcance o sucesso profissional.

Planejar é refletir

Quem planeja tem uma vantagem diante dos demais no mercado de trabalho: essa pessoa para e pensa em sua carreira. Isso significa que ela traça os caminhos que irá seguir e saberá agir diante de mudanças. Por isso, ela adquirirá mais informações e se auto-conhecerá, analisando o que é melhor para ela profissionalmente.

Para saber se você está no caminho certo do sucesso, com um bom planejamento, veja se as respostas para essas perguntas estão claras em sua mente: estou no caminho certo? Faço o necessário para atingir meus objetivos? Estou sendo arrastado pelos acontecimentos? Sei onde quero chegar?

Gerir é administrar

Aprenda a investir na bolsa

O primeiro passo para o profissional é planejar, com a definição de seus objetivos. Logo depois disso, é preciso gerir, e isso só acontece na prática. A gestão de carreira é aquilo que se faz do planejamento, como você o emprega no dia-a-dia.

Os planos de carreira podem mudar ao longo do caminho. Mas, para que isso dê certo, é preciso ter seus objetivos bem claros e saber administrar sua vida profissional. A boa gerência garante atualização constante, maturidade e longevidade no mercado de trabalho. Se você conta com esses três fatores, sinta-se um bom gerente.

Como planejar e gerir?

Planejar é mostrar os destinos e trajetos a alcançá-los. O primeiro a fazer no planejamento é definir objetivos: quero ser um apresentador de um rádio jornal, dar aulas na universidade X, ser gerente de tal loja. Depois estabeleça metas, defina as estratégias que serão usadas e, finalmente, comece a gerenciar sua vida profissional.

Gerir é analisar e reformular o plano, se necessário, mas sempre pensando no seu objetivo principal. Tenha em mente que o gerenciamento é mais necessário quando os caminhos na vida profissional mudam e que, neste momento, você deve estar com seu plano de carreira bem definido, ou será levado para o caminho contrário ao do sucesso e realização profissional.