5 dicas para se destacar no “apagão” de liderança brasileiro

Cesar Souza, CEO do Grupo Empreenda, acredita que há uma carência de líderes no Brasil - e uma das soluções pode vir da tecnologia  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – “A liderança não ter a ver com cargo ou posição. Trata-se de pessoas, resultados, clientes, parceiros”, afirma Cesar Souza, CEO do Grupo Empreenda, em entrevista ao InfoMoney.

Para ele, o Brasil vive um “apagão” de liderança. “Faltam líderes. Na escola a criança não é estimulada a ter criatividade, a questionar. Em casa os pais dão ordens o tempo todo e não encorajam a dialogar e refletir. Ao chegar no estágio, o jovem já está acostumado a aceitar tudo como está. E essas crianças não se tornam líderes porque não mudam e não impactam o ambiente em que estão. O processo é complexo”, diz Souza.

Recentemente em evento com cerca de 150 CEOs de grandes empresas, promovido pelo Experience Club, 76% disseram que não possuem os líderes que necessitam para executar suas estratégias nesse novo ciclo 2019-2022. Apenas 24% disseram dispor de líderes no nível que necessitam. 

Continua depois da publicidade

“Vemos uma carência de líderes nas empresas, na política, na educação, na religião, na medicina e em casa. E para tentar suprir isso precisamos de autoconhecimento. Pretender liderar outros antes de si mesmo não funciona”, afirma.

Por isso, ele elencou algumas das características do que ele chama de “líder inspirador” que podem mudar esse quadro de “apagão” que se encontra hoje. Confira:

  1. 1. Propósito: um bom líder tem um propósito para equipe ou para sua família ou para a sua empresa. Não se trata de metas, é algo mais subjetivo: ter uma causa para trabalhar.
  2. E mais do que isso, um bom líder oferece propósito às pessoas com quem interage e acredita que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si, desde que se identifiquem com uma razão para o seu cotidiano. Segundo César, Nelson Mandela e Steve Jobs, cada um dentro de seu contexto, foram líderes com propósito.
  1. 2. Capacidade de formar outros líderes: um dos desafios é deixar um legado para que outros líderes sigam e possam exercer a função. É trabalhar como exemplo para outros profissionais e pessoas. Isso inclui a capacidade de desenvolver pessoas em torno de si mesmo que exerçam a liderança quando necessário criando mecanismos, atitudes e posturas que estimulem esse comportamento.  
  1. 3. Resultados extraordinários: um bom líder mostra resultados, mas que não precisam ser apenas quantitativos ao atingir metas difíceis. “Fazer um projeto social e ajudar milhares de pessoas é um resultado extraordinário. Pode ser qualitativo também. Algo fora da curva”, diz Souza.
  1. 4. Valores: um líder que sabe seus valores faz toda diferença. “Osama Bin Laden foi um líder, ele tinha causa e foi eficaz na execução da sua meta destrutiva. Seus valores eram distorcidos e não trouxe resultados positivos, por exemplo”, explica. Por isso, líderes com valores criam um clima de ética, integridade, confiança, respeito, transparência, aprendizado contínuo, inovação, paixão e humildade.

5. Capacidade de liderar todos a sua volta: outra característica importante de um bom líder é a capacidade de liderar mesmo quem não depende de você. É ser articulado e saber convencer, saber conversar e lidar com outros líderes e pessoas que não precisam dele. “É liderar para os lados e para fora. Não se trata de cargo”, diz.

Além disso, ele ressalta como o avanço da tecnologia trouxe novos requisitos para os líderes de hoje.

Segundo ele, as competências que foram aplicáveis durante os últimos 20 anos já não são mais tão úteis no mundo em que vivemos hoje. Por isso, uma outra característica que o líder precisa ter é “ser trilíngue” – mas não em três idiomas.

“Ele precisa falar português, inglês e tecnologia. O mundo dos dados e gadgets virou uma linguagem. E para mim esse é o caminho para uma nova geração de líderes inspiradores. A internet pode proporcionar inclusão e ascensão social. Um jovem de classe C e D tem acesso a um tablet ou computador muito mais facilmente hoje e esse movimento pode fazer surgir novas ideias de negócios e novos líderes”, complementa.

Invista seu dinheiro na sua carreira. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.