Jack Ma defende jornada de trabalho de 12 horas, 6 dias na semana

Para o empresário, as pessoas que trabalham menos horas não irão sentir a felicidade e as recompensas de um trabalho duro

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – O empresário chinês Jack Ma, fundador do e-commerce Alibaba, chamou atenção no início desta semana ao se manifestar a favor da prática de trabalho “996”, isto é, trabalhar das 9 às 21h, seis dias por semana. Essa jornada é comum em empresas de tecnologia e startups chinesas.

Na última semana, Ma disse que sem este sistema a economia chinesa “provavelmente perderia vitalidade e ímpeto”, e também argumentou que a oportunidade de trabalhar com esta jornada é uma “benção”.

Em um post na rede social Weibo, publicado no último domingo (14), Ma escreveu: “se encontrarmos o trabalho que gostamos, a rotina 996 não é um problema. Se você não gosta do seu trabalho, cada minuto é uma tortura”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Após esta fala, usuários manifestaram suas críticas através de comentários como: “Você já pensou nas pessoas com idosos que precisam de cuidados em casa? Ou crianças que precisam de companhia?” e “se todas as empresas aplicarem um cronograma de 996, ninguém terá filhos por falta de tempo”.

O comentário também foi criticado, indiretamente, pela mídia estatal chinesa. O People’s Daily, jornal oficial do Partido Comunista da China, publicou que “defender o trabalho duro e o compromisso não significa forçar horas extras. A aplicação obrigatória da cultura 996 não apenas reflete a arrogância dos gerentes de negócios, mas também é injusta e impraticável”.

Em resposta, o empresário disse que não pretendia defender a prática 996, e sim prestar uma homenagem aos trabalhadores que mantinham essa rotina. Jack Ma reforçou que todos deveriam escolher seu próprio estilo de vida, mas que as pessoas que trabalham menos horas não irão “sentir a felicidade e as recompensas de um trabalho duro”.

Continua depois da publicidade

Posição semelhante foi reforçada em novembro, pelo empresário Elon Musk, através de sua conta no Twitter. O CEO da Tesla publicou que “ninguém mudou o mundo trabalhando 40 horas por semana” e acrescentou que ele próprio mantinha uma rotina de trabalho de 80 horas semanais.

O e-commerce Alibaba foi fundado em 1999 por Jack Ma, e hoje é uma das maiores empresas da internet, com aproximadamente US$ 490 bilhões de valor de mercado. O empresário possui fortuna de US$ 42,6 bilhões e é considerado a 19ª pessoa mais rica do mundo, segundo o ranking de bilionários da Bloomberg.

Invista seu dinheiro e aumente suas economias! Abra uma conta gratuita na XP!