Em carreira / gestao-e-lideranca

As 12 perguntas de Jeff Bezos para ter uma vida feliz sem arrependimentos

CEO da Amazon compartilhou o que pensa sobre os segredos para ter uma vida feliz e bem-sucedida; para ele, as escolhas são a chave de tudo 

jeff bezos forbes amazon
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O CEO da Amazon, Jeff Bezos, compartilhou o que pensa sobre os segredos para ter uma vida feliz e bem-sucedida. Para ele, as escolhas são a chave de tudo. 

"Quando você chegar aos 80 anos de idade, e em um momento de reflexão narrar para si mesmo a versão mais pessoal de sua história de vida, a revelação mais significativa será a série de escolhas que você fez", afirmou Bezos em seu discurso de formatura na Universidade de Princeton.

O propósito do discurso, chamado "Somos o que escolhemos", era enfatizar a diferença entre dons e escolhas: "A inteligência é um dom, a bondade é uma escolha. Os dons são fáceis de lidar, afinal eles são dados a nós. As escolhas podem ser bem difíceis", afirmou. 

Em outras palavras, segundo ele, não importa o quão bem-sucedida a pessoa se torne, o que vai importar não é o número de zeros na conta bancária, mas sim as escolhas que foram feitas para chegar onde está. 

A luta constante para fazer escolhas

Bezos compartilhou como foi o período em que surgiu a ideia de iniciar um negócio de livraria online - que mais tarde se tornaria a Amazon. Ele sabia que seguir em frente com a ideia seria um movimento arriscado.

O empreendedor pediu conselhos para seu chefe na época, que lhe disse que embora fosse "uma boa ideia, seria uma ideia ainda melhor" se Bezos já não tivesse um bom emprego.

"Mas no final, somos nossas escolhas. Construa uma história da qual se orgulhe. Eu não queria ficar com a sensação de não ter tentado", disse. E assim, saiu do emprego e se dedicou ao projeto que hoje é uma das maiores varejistas online do mundo. 

A escolha perfeita não existe 

A verdade é que todo mundo eventualmente faz uma escolhe que se arrepende. E fracassar faz parte e pode servir de lição. Mas à medida em que uma pessoa envelhece, naturalmente, o objetivo deve ser minimizar o número de falhas que levam ao arrependimento. 

Bezos revelou 12 perguntas que todo mundo pode fazer para si mesmo a fim de guiar a reflexão sobre escolhas e uma vida bem-sucedida. Confira:

  1. 1. Como você vai usar seus dons?
  2. 2. Quais escolhas você fará?
  3. 3. A inércia será seu guia ou você seguirá suas paixões?
  4. 4. Você seguirá dogmas ou será original?
  5. 5. Você escolherá uma vida de tranquilidade ou de serviço e aventura?
  6. 6. Você vai desistir diante das críticas, ou seguirá suas convicções?
  7. 7. Você vai admitir e se desculpar quando estiver errado? 
  8. 8. Você vai se proteger para não se rejeitado ou você vai agir quando se apaixonar?
  9. 9.Você vai jogar de forma segura, ou vai arriscar?

  10. 10. Quando tudo ficar mais difícil, você vai desistir?
  11. 11. Você será arrogante ou humilde?
  12. 12. Você será esperto às custas dos outros, ou será gentil?

Segundo o CEO e fundador da Amazon, embora essas perguntas não forneçam uma receita infalível para a felicidade, elas podem guiar as pessoas para que façam escolhas que as ajudarão a viver uma vida da qual se orgulham.

Seu dinheiro vai render ou vai se perder? A escolha é sua: abra uma conta de investimentos na XP - é de graça!

 

Contato