Em carreira / gestao-e-lideranca

5 documentários da Netflix com dicas essenciais para alavancar sua carreira

CEO da Mappit, consultoria de recrutamento especializada em cargos iniciais, elaborou o compilado com sugestões  

Netflix
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Dentre as inúmeras maneiras de aprender como impulsionar sua carreira, assistir a documentários pode ser uma das mais simples e divertidas. Rodrigo Vianna, CEO da Mappit, consultoria de recrutamento especializada em cargos iniciais, elaborou o compilado com sugestões de títulos que podem ensinar sobre como alcançar bons resultados profissionais. 

O especialista indicou também algumas dicas que podem ser extraídas de cada documentário - todos estão disponíveis na Netflix. A principal vantagem de aprender com esse tipo de produção é que explora a realidade e não é ficcional, então as lições ficam mais tangíveis. 

Confira: 

Chef’s Table

A série documental tem três temporadas com seis episódios, e em cada um deles apresenta um chef do mundo mostrando sua rotina e filosofias na cozinha.

De acordo com Vianna, ao retratar a jornada que cada cozinheiro teve ao longo de sua vida até chegar no topo da carreira (ganhar uma estrela Michelin), o documentário reforça as competências necessárias para quem quer crescer profissionalmente.

Esforço, dedicação, comprometimento, entusiasmo e liderança são alguns atributos comuns a todos os chefs que aparecem durante a série e competências importantes também no mercado de trabalho. Outro aspecto interessante de observar é a relação que a vida pessoal de cada um tem com o lado profissional e onde e como eles procuram inspiração diariamente para evoluir. “Saber como se diferenciar no mercado de trabalho é um fator importantíssimo para quem almeja crescer na carreira e chegar no topo”, pontua Vianna.  

Principais lições que o documentário passa:

Como dar o seu melhor para alcançar o sucesso;

Como trazer aprendizados da vida pessoal para aprimorar a trajetória profissional;

Ser original e autêntico podem ser um grande diferencial.

The Final Year 

O documentário faz um registro único do último ano da gestão de Barack Obama como presidente dos EUA. A equipe do documentário acompanhou de perto as últimas viagens de Obama como presidente e a obra retrata a preparação política das ações que definiram o ano final da gestão. 

Para Vianna, o documentário mostra os desafios de trabalhar em um ambiente de pressão, e a importância do planejamento e execução eficazes quando se tem um prazo para entregar algo. Este é um dos grandes desafios do ex-presidente em seu último ano de mandato, em um cenário que exige maturidade e resiliência. 

Além disso, o documentário aborda um momento de encerramento de ciclo. “Mesmo que uma mudança de emprego aconteça de forma voluntária ou involuntária, devemos sempre tentar fazer o nosso melhor e construir uma imagem positiva a respeito do nosso trabalho”, afirma Vianna.

Principais lições que o documentário passa:

Como encerrar um ciclo e deixar um legado;

Como lidar com um ambiente de pressão no trabalho. 

On Yoga: Arquitetura da Paz

O documentário mostra a jornada do fotógrafo Michael O’Neill pelo universo da ioga durante 10 anos. O dilema é que ele foi obrigado a fazer uma cirurgia para corrigir um problema em um nervo do pescoço, mas como resultado ficou com um braço paralisado - o que poderia impedi-lo de fotografar. Mas ele não parou.

De acordo com o Vianna, este documentário retrata a busca de um profissional bem-sucedido por soluções e alternativas sem desistir do seu sonho, mesmo em condições adversas que poderiam acabar com sua carreira. 

Não é raro nos depararmos com dificuldades e momentos no trabalho em que não sabemos o que fazer. “Buscar alternativas, mesmo que seja em lugares que até então nunca tínhamos parado para pensar, podem nos ajudar a abrir a cabeça e enxergar coisas além, que nos ajudarão a encontrar soluções”, recomenda o especialista.

Principais lições que o documentário passa:

Nunca desista dos seus sonhos;

Busque alternativas e pense fora da caixa para achar soluções quando obstáculos surgirem. 

Gun Runners

O documentário conta a história de dois ex-guerreiros tribais quenianos e ladrões de gado em um programa de anistia. Eles deixaram as armas para trás para se tornarem corredores de maratona.

Vianna comenta que uma importante lição a ser aprendida é como somos responsáveis pelas nossas escolhas. "Precisamos sempre lembrar que os responsáveis pela nossa carreira, somos nós mesmos. Devemos cavar oportunidades, sempre nos desenvolver e pensar o que queremos para o futuro no curto, médio e longo prazo”, afirma.

Principais lições que o documentário passa:

Você define seu futuro;

Como enxergar uma oportunidade quando tudo parece estar errado.

Restless Creature 

O documentário conta a história da bailarina Wendy Whelan. Ela ficou conhecida por seu comportamento fora dos padrões e sua longevidade nos palcos, além de seu talento. “Se eu não dançar, eu prefiro morrer”, é sua frase famosa. Quando ela chegou aos meados dos seus 40 anos, o New York City Ballet começou a aliviar sua participação em papéis principais, e uma lesão séria do quadril exigiu uma cirurgia.

Ao se deparar com o possível fim de sua carreira de sucesso, a bailarina tenta se equilibrar emocionalmente. Neste momento, ela começa a enxergar outras oportunidades e vê que é possível se reinventar e continuar fazendo o que ama, mesmo longe do palco. “No mercado de trabalho e principalmente em momentos de crise, todo profissional precisa de reinventar e enxergar oportunidades. Continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes não funciona nessas horas”, comenta Vianna.   

Principais lições que o documentário passa:

Reinventar-se é necessário;

Nunca é tarde demais para recomeçar. 

Quer investir para impulsionar sua carreira? Abra uma conta na XP. 

 

Contato