Gates revela conversa com Trump e diz que recusou emprego na Casa Branca

A conversa aconteceu em 15 de março, mas só veio à público nesta segunda-feira (30)

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Bill Gates se encontrou com o presidente Donald Trump na Casa Branca e, surpreendentemente, recebeu uma oferta de emprego. O presidente dos Estados Unidos queria que o co-fundador da Microsoft fosse o consultor científico do governo americano. A conversa aconteceu em 15 de março, mas só veio à público na segunda-feira (30), quando o bilionário deu uma entrevista exclusiva ao site StatNews.

Durante a conversa de 40 minutos de Gates com o presidente, os dois discutiram o papel da assessoria científica da Casa Branca, cargo que está vago desde a posse de Trump. “Eu comentei que talvez devêssemos ter um consultor científico. E ele disse: ‘você gostaria de ser o conselheiro científico?’”, contou o bilionário ao site. Ele recusou a oferta, dizendo ao presidente que “não era um bom uso” de seu tempo.

Gates está bastante envolvido na filantropia global por meio da Fundação Bill e Melinda Gates. No início deste ano, ele afirmou que estava preocupado com a possibilidade dos EUA perder sua influência geopolítica se o governo Trump diminuísse a ajuda externa, reduzindo seu papel no fornecimento de ajuda aos países pobres.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na prática, o papel do consultor científico é orientar o presidente em questões relacionadas à ciência e tecnologia, supervisionando o Escritório de Política Científica e Tecnológica.

Não está claro se Trump estava falando sério sobre a oferta. “Eu não fiz questão de saber se a proposta foi uma coisa séria ou não. Ele provavelmente não sabia se estava falando sério. Foi uma coisa amigável. Ele estava sendo amigável”, contou ao site.

Contatada pelo site, a Casa Branca não respondeu ao pedido para comentar a oferta de emprego.

Continua depois da publicidade

Saúde
Além da potencial oferta de emprego, Gates também falou com Trump sobre uma vacina universal contra a gripe. Embora não esteja claro se o presidente vai agir de acordo com a ideia, Gates lembra que Trump está bastante interessado, tanto que chamou um especialista da agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).

A Fundação Gates, em conjunto com a família do co-fundador do Google, Larry Page, anunciou planos de um fundo de US$ 12 milhões para ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma vacina universal.

Quer juntar dinheiro para conhecer Washington DC? Invista! Abra uma conta na XP.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.