Em carreira / gestao-e-lideranca

Como é a rotina de Elon Musk; e por que nem todos conseguem seguir

Em primeiro lugar, o bilionário acorda às 7h e não toma café da manhã

Elon Musk
(Reprodução/YouTube)

SÃO PAULO - No dia 17 de abril, uma colunista da Entrepreneur descobriu como é seguir a suposta rotina de Elon Musk sem ser um bilionário (ou um CEO de múltiplas empresas). Isso significa dormir seis horas por noite, acordar às 7h, não tomar café da manhã, não atender nenhuma ligação e dividir todas as suas tarefas em um planejamento de cinco em cinco minutos. 

Já na primeira parte do dia, a colunista sentiu dificuldade: dormiu por mais meia hora. Não tomar café da manhã gerou uma fome antecipada para o almoço. Mas complicado mesmo foi conseguir dividir as tarefas em pequenas porções de cinco minutos. Principalmente porque ela tem superiores na empresa que podem solicitar seu trabalho - era preciso alterar toda a agenda conforme apareciam novas atribuições.

Além disso, embora útil para tarefas pequenas, que normalmente duram mais que o necessário, essa ferramenta de organização faz menos sentido quando necessário bloquear diversos "pedaços" do dia para tarefas mais longas. "A cada risco de que algo atropelasse meu planejamento, como uma reunião matinal, meu nível de estresse chegava a um pico pela sensação de atraso", escreveu.

Para a colunista, o método de Musk é interessante ao fazê-la perceber quantas vezes acaba parando tudo o que está fazendo para lidar com e-mails. "Eu realizei mais tarefas mais rapidamente porque novas mensagens não interrompiam meu fluxo de trabalho". 

Ao mesmo tempo, sentiu falta de algo essencial: balanço entre carreira e vida pessoal. Relatos afirmam que Musk almoça em um único intervalo de 5 minutos. A colunista também fez apenas uma pausa de 5 minutos para conversar com os colegas de trabalho. 

Sua conclusão, baseada também em pesquisas psicológicas, foi que, para pessoas cujo patrimônio não atingiu os US$ 19,5 bilhões, o balanço mental e o descanso são essenciais para manter o foco e a produtividade. 

Quer enriquecer seguindo sua própria rotina? Invista. Abra uma conta na XP.

 

Contato