7 livros que todo líder deve ler, segundo professor de Stanford

Bob Sutton é professor de empreendedorismo da Universidade de Stanford  

Giovanna Sutto

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Todo profissional almeja crescer cada vez mais em sua carreira e por consequência atingir o sucesso. É natural que conforme esse processo ocorra, você passe por cargos de liderança cada vez mais altos. E ser um bom líder pode ser uma tarefa difícil. 

Entre as várias dicas que você pode seguir para ser uma referência quando se trata de liderança, a leitura pode ser uma das mais simples e eficazes. Bob Sutton, professor de empreendedorismo da Universidade de Stanford, selecionou 7 livros que ele acredita que todo líder deve ler.

“Estes são livros que me ensinaram muito sobre pessoas, equipes e organizações – enquanto que ao mesmo tempo – fornecem orientação útil sobre o que é preciso para ser um bom líder”, afirmou o professor em artigo em seu LinkedIn.  

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira:

  1. As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

O livro mostra como persuadir as pessoas e  como se defender contra tentativas de persuasão. “Eu tenho usado isso em sala de aula em Stanford há mais de 25 anos, e muitos alunos já  me disseram que não esquecem do livro e das dicas”, diz Sutton.

  1. Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não, de Dan Heath

Uma obra moderna que mostra como influenciar e transformar a forma de agir das pessoas.  “Eu costumo dizer que esse é um livro essencial para se ter na estante. É crucial saber aplicar a liderança”, diz o professor.

Continua depois da publicidade

  1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

O livro conta sobre a importância do pensamento rápido e sua influência persuasiva em decisões. Entender como funciona o ato de pensar rápido e com calma pode nos ajudar em decisões pessoais e profissionais

  1. O Poder dos Quietos, de Susan Cain

O livro mostra como as pessoas tímidas e introvertidos são subvalorizados, e como todos perdem com isso. A autora questiona os valores dominantes no mundo empresarial de hoje. “O livro de Cain desempenhou um papel substancial na atuação do mundo corporativo. A obra ajuda a entender que é possível ter sucesso com um tipo de liderança atípico”, diz o professor.

  1. Criatividade S.A, de Amy Wallace e Edwin Catmull

“Este é o melhor livro já escrito sobre o que é preciso para criar uma organização criativa”, afirma Sutton. A obra o segredo do sucesso por trás da Pixar, estúdio de animação que produziu filmes como Toy Story, Monstro SA e Procurando Nemo. Catmull mostra que para alcançar o sucesso é necessário um ambiente empresarial que estimula a ousadia.

  1. Dar e receber, de Adam Grant

O livro perpassa os motivos de algumas pessoas alcançarem o sucesso, enquanto outras permanecem na mediocridade. “Esta obra é fácil de ler e quebra o mito de que a ganância é o caminho para o sucesso”, diz o professor.  

  1. Saber vender é da natureza humana, Daniel H. Pink
  2. O livro oferece um novo olhar sobre a arte a ciência das vendas – não só no âmbito comercial, mas também no dia a dia com as relações que criamos. Seja um colega convencendo outro de uma nova ideia, empresários persuadindo investidores a aplicar, ou pais e professores induzindo as crianças a estudar, nós passamos nossos dias tentando vender ideias para os outros. “É um trabalho magistral sobre como liderar e motivar os outros, proteger e aprimorar a reputação das pessoas, equipes e organizações. Além de provar que precisamos vender para as pessoas nossas idéias, produtos, soluções”, diz o professor. 
  3. Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.