EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em carreira / gestao-e-lideranca

Bilionário Richard Branson descreve dia completo de sua rotina, que começa às 5 da manhã

A primeira coisa que o fundador da Virgin faz quando acorda é exercitar-se, o que ajuda a manter sua mente arejada

Richard Branson - Empresário - Negócios
(Divulgação)

SÃO PAULO – Richard Branson, bilionário fundador da Virgin e detentor do título de Sir ao receber a posição de Cavaleiro pela Rainha Isabel II, tem uma rotina extremamente rígida, que começa às 5 da manhã. Ele chegou a descrever o passo a passo de um dia comum em uma publicação no site oficial da empresa em 2017.

Famoso mundialmente por um estilo despojado, pelo empreendedorismo desde os 15 anos de idade e pela completa ausência intenção de se aposentar, possui fortuna avaliada em US$ 5,71 bilhões atualmente. Embora não demonstre pela imagem – e pelas manchetes –, segue diversas regras para manter-se no topo.

Segundo Branson, após levantar da cama, sua primeira atividade é exercitar-se: “jogo uma partida de tênis, faço uma caminhada ou corrida, subo na minha bike ou, se houver vento o suficiente, faço kitesurf”, descreve o magnata: o último esporte é seu favorito, de acordo com diversos textos e entrevistas. Depois disso, ele toma café da manhã e passa um tempo com a família. “Exercícios e tempo com a família clareiam minha mente antes de ir aos negócios”, explica.

Mas não é só para dar tempo de fazer exercícios que Branson se levanta tão cedo. Na verdade, é para “conseguir olhar meus e-mails antes da maior parte do mundo ficar online” e estar acessível aos escritórios em diferentes fusos horários. Um adendo: “odeio gravatas. Não consigo entender como elas se popularizaram”.

A rotina ainda permite entrar no e-mail em outros momentos, já que Branson gosta de estar constantemente conectado. “Entre e-mails e ligações, acompanho as notícias – o que normalmente me leva a escrever blogs”, normalmente sobre assuntos polêmicos e direitos de minorias. Sempre que escreve blogs, o antenado Branson abusa das redes sociais para divulga-los.

Mas nem tudo é digital na rotina do bilionário: ele sempre carrega um caderno para anotar tudo o que passa pela sua cabeça assim que as ideias chegam. Outro hábito que remete aos velhos tempos é o chá branco sem açúcar: são até 20 copos por dia, para manter a energia. “Não conte ao meu médico!”, brinca.

Outro hábito não tão saudável é comer “quando possível”. Normalmente, ele procura agendar uma reunião no horário do almoço: “não sou fã de reuniões formais e prefiro aliviar o clima com uma refeição compartilhada”.

Para finalizar o dia, Branson costuma fazer jantares em grupos, onde divide histórias e ideias. “Meu horário de dormir é normalmente às 23h. Preciso de cerca de seis horas de sono para fazer tudo de novo – um pouco diferente – no dia seguinte”, finaliza.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato