6 atitudes que as pessoas ricas têm – e você também deveria

Embora pareça impossível, se tornar bom em atrair dinheiro não é muito diferente de se ser bom em qualquer outra atividade

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – É inegável que a riqueza das pessoas tem relação direta com suas atitudes e escolhas. “Se tornar bom em atrair dinheiro não é diferente de se tornar bom em qualquer outra coisa, seja em perder peso ou ensinar uma segunda língua”, escreveu o milionário Steve Siebold, autor do livro “How Rich People Think” – em português, “Como as pessoas ricas pensam”.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Como explicou o Business Insider, a melhor maneira de começar esse processo é mudando seus pensamentos, crenças e, claro, as suas atitudes e escolhas. Confira algumas atitudes que os ricos possuem:

Têm controle de seu sucesso
O autor T. Harv Eker escreveu que, enquanto as pessoas comuns pensam que ’a vida acontece com elas’, os ricos pensam ‘eu crio minha vida’. É preciso ter controle sobre sua vida financeira, acreditar que você é principal responsável pelo seu sucesso ou por sua mediocridade e que ultrapassar as dificuldades depende de você.

Continua depois da publicidade

Focam em oportunidades
Ao invés de focar em obstáculos, como a maioria das pessoas fazem, os ricos focam nas oportunidades – e as capitalizam. Ainda segundo o autor, isso acontece porque as pessoas ricas enxergam um crescimento potencial, enquanto as demais focam apenas nos riscos que podem atrapalhá-las.

Criam seu próprio caminho
Ao invés de fazer de tudo para conseguir se misturar com as pessoas e fazer parte de um grupo, o que você deve fazer é exatamente se destacar na multidão. “Os ricos querem se separar da multidão, criar seu próprio caminho, e então trazer pessoas para ele”, explicou o pesquisador Thomas C. Corley, que passou cinco anos pesquisando os hábitos diários de pessoas milionárias.

Outro ponto importante que o autor ressalta é que não se deve desejar o sucesso de outras pessoas, mas sim usá-lo como exemplo para atingir o seu próprio sucesso.

Não se deixam impactar pelo problemas
Não tente se esquivar ou evitar seus problemas. Encare-os. O segredo é sempre investir em seu crescimento para que você seja maior que qualquer possível problema.

“A estrada para a riqueza é cheia de armadilhas e este é o motivo pelo qual as pessoas a evitam. Eles não querem as responsabilidades, dores de cabeça e problemas”, disse Eker. Ao invés de focar nos problemas e dificuldades, foque em seus objetivos.

Foco no patrimônio
O patrimônio que você está construindo deve ser a sua medida de riqueza, e não o seu salário. Isso acontece porque o patrimônio é o valor financeiro de tudo o que você possui. “É a última medida de riqueza, porque, se necessário, o que você possui pode ser liquidado em dinheiro”, esclareceu o autor.

Tomam riscos calculados
“O lema dos ricos é a influência”, escreveu um dos autores citados, Siebold. “Um grupo fica acordado se preocupando sobre perder o dinheiro que possuem, enquanto outro sonha com o que é possível”.