14 lições de Richard Branson para você ter sucesso nos negócios em 2015

O bilionário e megaempresário Richard Branson compartilhou em seu livro algumas dicas para quem deseja seguir os rumos empreendedores

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Richard Branson é o empresário mais eclético na seleta lista dos bilionários da Forbes. Com uma fortuna estimada em us$ 4,9 bilhões, segundo a revista, o megaempresário construiu do zero oito companhias bem-sucedidas de setores completamente diferentes. 

De origem humilde, o fundadro do grupo Virgin deixou a escola aos 16 anos de idade para começar pequenos negócios. Hoje, Branson está entre as 270 pessoas mais ricas do mundo e seus investimentos vão à música, aviação, companhia aérea e até viagens aeroespaciais. “Se eu tivesse continuado meus estudos me pergunto o quão diferente seria minha vida e carreira agora”, escreveu o empresário em seu livro “Like a Virgin: They Won’t Teach You at Business School”. 

O site norte-americano Business Insider compilou algumas dicas do livro. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Não faça algo se você não vai aproveitá-lo”
Segundo Branson, corra atrás do que você deseja, mas crie algo pelo qual você se orgulhe. 

“Seja visível”
Branson recebeu um conselho de Sir Freddie Laker quando criava a Virgin Airlines: “se certifique que você aparecerá na primeira página, e não na última” advertiu Laker. “Se faça de tolo, se for preciso. Caso contrário, não vai sobreviver.”

“Escolha o nome da empresa sabiamente”
O único nome e marca que Virgin emprega é uma das principais fórmulas de sucesso do grupo. Branson adicionou à marca os valores que ele queria passar, o que a marca representaria a aqueles que a ouviam. 

Continua depois da publicidade

“Escute mais. Fale menos”
O único jeito de ouvir mais as pessoas é ficando em silêncio, sem interrompê-las. Branson sempre anda com um carderno de anoções caso ouça algo interessante em um bate-papo qualquer. 

“Você não conseguirá dirigir um negócio sem tomar riscos”
 Essa é uma das lições favoritas de Branson, que faz questão de dizer a todos que perguntam sobre seus negócios. “O risco pode acabar com tudo – mas ser cuidadoso não te fará viver com tudo.”

“A primeira impressão é tudo. Assim como a segunda”
A primeira impressão é extremamente importante, na visão de Branson, mas também é preciso investir no relacionamento a longo prazo com seus clientes, fornecedores e funcionários. 

Continua depois da publicidade

“O perfeito é irrealizável”
“Há um inerente perigo ao deixar as pessoas pensarem que têm algo perfeito”, diz Branson. “Quando elas acreditam que já acertaram, tendem a sentar e descansar sobre os louros, enquanto inúmeros outros vão trabalhar duro para melhorar seu trabalho.”

“Você não consegue fazer tudo sozinho”
Segundo Branson, “a arte de delegar é uma das habilidades fundamentais para quem quer empreender”. Delegar também dará mais tempo para passar mais tempo com a família e fazer coisas que realmente importam, além do trabalho.

“Os clientes têm sempre razão, a maioria das vezes”
Os clientes estão sempre certos, ao menos que eles estão errados. “A opinião dos consumidores são importantes, mas você não pode construir seu atendimento ao cliente com a premissa de que eles são inquestionáveis”, conta Branson. Nem sempre o cliente está certo. Desconfie de relacionamentos prejudiciais.

Publicidade

“Defina sua marca”
Apesar de Branson investir em diversas áreas, ele sempre focou em apenas uma coisa: encontrar as melhores maneiras de ajudar as pessoas a ter bons momentos. “Se você não definir sua marca, seus concorrentes certamente farão.”

“Explore novos territórios”
Há muitas áreas para descobrir no mundo dos negócios. Seja ousado e procure inovar sempre. 

“Você faz sua própria sorte”
Isso não significa que Branson não acredite em sorte. Mas ele acredita que há diversas coisas que empresários podem fazer, mudar e manipular para que algo aconteça. “Qualquer um que se esforçar pode realizar seus sonhos.”

Continua depois da publicidade

“Construa uma zona de conforto corporativa”
Para Branson, os funcionários  precisam se sentir livres, encorajados e seguros para fazerem um bom trabalho. 

“Tenha um mentor”
Um bom mentor irá entender como trabalhar com você e irá guiá-lo.