Geração Y volta as atenções para o mercado brasileiro de franquias

Entre 2001 e 2009, o total de redes de franquias no País avançou de 600 para 1.643, conforme dados da ABF

Publicidade

SÃO PAULO – Os integrantes da tão falada “Geração Y” passaram a voltar suas atenções para um outro tipo de nicho no mundo dos negócios: a franquia. De acordo com dados da consultoria Global Entrepreneurship Monitor, o índice de empresários brasileiros entre os 18 e 34 anos alcançou a marca de 52% do total.

Para o diretor de franchising da Yogoothies, Rychard Curcovezki, as franquias acabam sendo uma porta de entrada para esses jovens no segmento empresarial. Entre 2001 e 2009, o total de redes de franquias no País avançou de 600 para 1.643, conforme dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Durante esse período, o faturamento registrado no setor passou de R$ 25 bilhões para R$ 63 bilhões.

“Isso ocorre [a entrada dos jovens] porque as franquias oferecem a esses empresários de primeira viagem a independência de um negócio próprio, mas com suporte de uma estrutura pré-moldada de negócio em que estratégias de marketing e vendas são parte do pacote”, afirma Curcovezki.

Continua depois da publicidade

Dicas e cuidados
Segundo ele, os novos empreendedores devem conter a ansiedade para não entrarem num beco sem saída. Ele diz que, nesta fase, os jovens podem se deslumbrar com o primeiro negócio que vir pela frente. Para Curcovezki, os profissionais devem prestar atenção nas seguintes situações: