Gabas: reajuste retroativo a aposentados poderá ser pago até início de setembro

Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, disse que fará esforço para que isso aconteça já a partir de agosto

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que os aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo vão receber os atrasados do reajuste dos benefícios de agosto até o início de setembro.

Desde o começo do ano, as aposentadorias e pensões acima do mínimo foram reajustadas em 6,14%, por força de medida provisória que, após passar por análise dos parlamentares e do presidente da República, teve o percentual aumentado para 7,72%.

O ministro falou, de acordo com a assessoria de imprensa, após participar de reunião no Ministério do Planejamento.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O reajuste
O aumento de 7,72% foi dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (15) e trará um impacto adicional de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos neste ano.

Para cobrir os gastos com o reajuste, o presidente autorizou os ministérios da área econômica a fazerem cortes no orçamento. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para preservar os recursos para investimento, os cortes serão feitos apenas nas despesas de custeio.

Ainda de acordo com as informações da Previdência, os aposentados beneficiados com a medida passarão a receber o aumento em agosto, quando é paga a folha de benefícios de julho.