Funcionários que trabalham com computadores velhos ficam mais infelizes

Irritação e doenças causadas pelo uso de máquinas velhas no trabalho aumentam o número de faltas no serviço

SÃO PAULO – Empregados se tornam mais infelizes e propensos a pedir dias de folga, quando precisam utilizar computadores velhos e não confiáveis no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa* realizada com 2,7 mil trabalhadores da Inglaterra, França e Alemanha revelou que 40% dos empregados consideram os computadores antigos a coisa mais irritante do trabalho, o que eleva o nível de estresse dos funcionários. Os entrevistados trabalham com equipamentos com, aproximadamente, três anos de idade.

A qualidade dos equipamentos, segundo os funcionários, causaria ainda dor de cabeça, fadiga nos olhos e lesão por esforço repetitivo. Com isso, a probabilidade de cada trabalhador faltar até seis vezes ao ano, é de 35%. Na França, onde os computadores são mais velhos, o número sobe para 55%.

Mulheres trabalham com máquinas piores

PUBLICIDADE

A pesquisa revelou ainda que, nos três países avaliados, as mulheres utilizavam os piores computadores das empresas onde trabalhavam. No Reino Unido, o número de mulheres com PCs velhos era o dobro que dos homens.

Departamentos administrativos e de secretária são os que possuem os computadores mais antigos. O Reino Unido é o país que possui equipamentos mais novos para os trabalhadores.

* Estudo do site Ticketbox.net, realizado em maio de 2006.