Sonho?

Funcionários de empresa alemã podem tirar férias por quanto tempo quiserem

O Infomoney conversou com o fundador que explicou suas intenções com essa atitude

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ullrich Kastner, o fundador de uma startup de marketing digital focada na indústria hoteleira, a Myhotelshop.de, tomou uma decisão um tanto inusitada: os 37 funcionários de sua empresa poderão tirar quantos dias de férias quiserem durante o ano, sem descontos no salário. O Infomoney conversou por e-mail com Kastner que explicou suas intenções com essa atitude.

“Eu acredito que os funcionários precisam agir como donos de empresas e de maneira responsável quando se trata de tempo e sustentabilidade. Mais importante do que quanto você trabalha, é como isso é eficiente. Acho que hoje bons funcionários decidem trabalhar nas empresas que tenham visão, paixão pelo que fazem e que proporcionem uma chance de realização pessoal e de felicidade. Equilibrar o balança entre trabalho e vida é parte da equação. Assim como ganhar dinheiro. Tentamos fornecer tudo”, explicou Kastner.

Segundo o fundador, a ação é uma experiência de 1 ano, e nesse primeiro período foi testada com três funcionários. A análise é positiva: os empregados que fizeram uso desse novo esquema de férias ficaram menos doentes que a média, tiraram 20% mais férias do que antes e desenvolveram seu trabalho de forma mais eficaz.

PUBLICIDADE

“Esses funcionários ficaram mais satisfeitos com o local de trabalho, mais focados em suas tarefas, eu tive que gerenciá-los menos, e a autoestima deles aumentou. Todos os fatores foram muito positivos e sustentáveis no longo prazo”, afirmou o fundador.

A ideia é manter o projeto por mais tempo e estender a todos os funcionários “desde que faça sentido para a empresa”. Mas como os resultados foram animadores o empresário pretende continuar com o benefício.

“É uma atividade rentável para ambos os lados. Pessoas que trabalham sob regras e obrigações prejudicam resultados mais do que você poderia pensar e custa muito mais dinheiro para a empresa. Só que como eles estão mais focados nos resultados, tudo está sendo mais positivo, não pretendo perder dinheiro”, justifica Kastner.

Segundo ele, a intenção é criar uma atmosfera de trabalho melhor, com menos trabalho para ele na questão de gerenciamento. Os funcionários estão muito satisfeitos com o benefício, mas têm consciência que depende deles assumirem suas responsabilidades para que isso continue, de acordo com Kastner.

O fundador da empresa, Ullrich Kastner

Ullrich Kastner