Funcionário conta como é trabalhar no Netflix e o que é preciso para ser contratado

Alguns dos valores que levam funcionários a serem contratados são: julgamento, comunicação, impacto, curiosidade, inovação, coragem, paixão, honestidade e abnegação

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O Netflix é uma das empresas mais inovadoras do mundo pelo produto que oferece, mas não somente nesse aspecto: a cultura corporativa da empresa também é única, tal como o processo de seleção para trabalhar nela.

Em 2009, o CEO do Netflix, Reed Hastings, reuniu todos os valores da cultura da empresa, que, segundo o material, são os que levam os colaboradores a serem contratados e promovidos: julgamento, comunicação, impacto, curiosidade, inovação, coragem, paixão, honestidade e abnegação.

E, embora a empresa tenha crescido, segundo um funcionário dela, sua cultura não mudou. Como conta o Business Insider, ele revelou como é trabalhar na empresa e o processo seletivo:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entrevista de emprego
“Cerca de 40% a 50% da entrevista é para terem certeza de que sua personalidade é compatível com a nossa cultura. O resto, para garantir que você é tecnicamente capaz. Eles me entrevistaram por oito horas. Na época, pareceu ser simples, mas hoje percebo que muitas questões estavam conferindo se minha personalidade se encaixava à da empresa”, disse.

Além das longas entrevistas, ele também contou que foi entrevistado por oito pessoas diferentes, entre diretores do RH, membros da equipe da vaga e diretores da empresa. “Se uma única pessoa não gostar de você, é improvável que você seja contratado”, explicou.

Não se importam com o lugar em que você estudou
O funcionário, que não se identificou, conta que não chegou a terminar a universidade e que também nunca ouviu uma discussão sobre educação ou diplomas na empresa. “Quando você está trabalhando com pessoas que possuem 5, 10 e até mais anos de experiência, a educação já não é tão importante”, ele disse.

Continua depois da publicidade

Existe independência, mas também responsabilidades
“Em todos os outros lugares em que trabalhei, existe uma hierarquia estrita e todos estão trabalhando nas ordens feitas por superiores. Isso também acontece no Netflix, mas as ordens são mais um contexto do que ordens. Espera-se que todos cresçam por conta própria. Você pode dar um problema a alguém e eles resolverão sem lhe perguntar qual é o procedimento exato”, completou.

Outro detalhe do Netflix é o fato de a empresa sempre demitir “peso morto”, segundo o funcionário. Ele explica que, se você não estiver trabalhando, independentemente da razão, eles concluem que não existe razão para manter você na empresa.