SÃO PAULO – Todo dia a cena se repete. Perto do horário de ir embora para casa, você vê, pela janela do escritório, aquela fila de carros. Na internet, TV ou rádio, a notícia é sempre a mesma: “SP bate novo recorde de congestionamento”.
Diante dessa realidade estressante, é cada vez mais comum as pessoas se conformarem com o problema e “esticarem” o seu expediente, trabalhando até mais tarde para esperar a confusão diminuir nas ruas. Porém, a constatação de que atrasar a saída do escritório lhe poupará horas no trânsito exige cautela: será que você não está “exagerando na dose”?
Mudança de hábito
O trânsito é uma realidade e a necessidade de trabalhar, também. Porém, relacionar uma coisa à outra pode levá-lo a um grande erro: existem alternativas mais saudáveis que poderão ajudá-lo a contornar a situação!
Que tal rever o seu horário de trabalho? Afinal, faz todo o sentido: se está saindo mais tarde, por que não entrar mais tarde? Converse sobre o assunto com seu chefe. Com certeza haverá espaço para negociar uma saída e cumprir um horário de trabalho flexível, já que o problema faz parte do dia-a-dia da capital paulista, e não há muito o que contra-argumentar neste sentido.
Caso o seu trabalho exija realmente que você chegue cedo, não desanime! Saia no seu horário normal e aproveite o tempo livre para se dedicar a algo do seu interesse, que possa ser feito perto (mas não dentro!) do escritório.
Aperfeiçoamento ou boa forma?
Opções não faltam, e para todos os bolsos: você pode se matricular em um curso de especialização ou idiomas, em uma instituição próxima ao trabalho, ou, caso queira mesmo relaxar, matricular-se numa academia de ginástica ou passar algumas horas no salão de beleza, pensando um pouco no seu bem estar!
Sem ânimo para começar? Que tal reunir pessoas do escritório com o mesmo objetivo que o seu. Iniciar uma nova atividade em grupo, seja ela física ou intelectual, dá sempre mais motivação: a chance de desistir no meio do caminho é bem menor.
Não quer assumir mais compromissos em sua rotina? Reunir os amigos de trabalho após o expediente para uma conversa agradável, seja num barzinho, pizzaria ou lanchonete, pode ser uma boa pedida!
Para quem está sem dinheiro, valem alternativas econômicas: existe algum parque, ou mesmo algum shopping, onde você possa fazer uma “caminhada” (sem gastar!) antes de ir para casa? Que tal ler um bom livro antes de encarar o trânsito, ou mesmo se preparar para aquela temida prova?
Como você pode perceber, as alternativas existem. Fica sob sua responsabilidade a missão de rever seus hábitos. Comece hoje mesmo!