Fórum Social Mundial discute mercado de trabalho para jovens

Ministério do Trabalho e OIT promovem oficinas abordando idade mínima para o trabalho e empregabilidade na juventude

SÃO PAULO – Aumentar as chances de jovens ingressarem no mercado de trabalho e combater a exploração do trabalho infantil têm sido foco de preocupação no País. Em razão disso, estes assuntos, entre tantos outros, serão discutidos durante a 5a edição do Fórum Social Mundial 2005, que ocorrerá em Porto Alegre-RS, entre os dias 26 e 31 deste mês.

Idade mínima para o trabalho

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) promoverão no evento, mais precisamente nos dias 27 e 28, oficinas sobre o mercado de trabalho para este segmento da população brasileira.

Na oficina “Idade Mínima para o Trabalho: Pontos e Contrapontos” (dia 27), o objetivo principal será discutir os desafios para a implementação das Convenções da OIT de números 138, que trata da idade mínima para o jovem ser admitido no emprego, visando desenvolver políticas para abolir o trabalho infantil e aumentar a idade mínima para seu ingresso como trabalhador, e 182, que aborda a eliminação das piores formas de trabalho infantil no País.

Chance de emprego

PUBLICIDADE

Já no dia seguinte (28) será realizada a oficina “Empregabilidade da Juventude” que, como o próprio nome indica, abordará maneiras de se enfrentar o desemprego juvenil. Na oportunidade, a Diretora do Departamento do Trabalho e Emprego para a Juventude do MTE, Gladys Rodrigues de Andrade, apresentará o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens.

As inscrições para o evento podem ser solicitadas por e-mail (eventos_drtrs@yahoo.com.br), telefone (51-3227-3925; 51-3211-1250) ou fax (51-3226-6638).