Coaching

Formas garantidas de aumentar sua confiança

Estratégias para se conhecer melhor, aumentar sua autoestima sem parecer arrogante

SÃO PAULO – Pessoas de sucesso na maioria das vezes transpiram confiança. Parece óbvio que eles acreditem em si mesmo e no que eles estão fazendo. Mas não é o sucesso que torna alguém confiantes, é a confiança traz o sucesso.

É preciso confiança para alcançar novos desafios. Pessoas medrosas ou inseguras tendem a permanecer na sua zona de conforto. E muitas vezes se sentem à mercê de circunstâncias externas. Porque alguém acreditaria em você, nas suas ideias, em suas habilidades se nem você acredita em si mesmo? Por isso que pessoas com falta de confiança ficam presas em empregos sem futuro e perdem grandes oportunidades. As pessoas de sucesso não são impedidas por obstáculos. Muito pelo contrário. isso pode motivá-las.

Quer aprender a confiar mais em você? O texto publicado pelo site Talent Smart lista oito estratégias que podem te ajudar? Confira:

PUBLICIDADE

1. Olhe para você com honestidade

Johnny Unitas, jogador de futebol americano apelidado de ‘Braço de ouro’, dizia que há uma diferença entre presunção e confiança. Ficar se gabando é bem diferente de acreditar que você pode fazer determinado trabalho bem feito. Cuidado para não ultrapassar esse limite e se tornar arrogante.

Para crescer a sua confiança, é importante fazer uma auto avaliação honesta e precisa de suas habilidades. Tente minimizar seus pontos fracos e ressaltar suas virtudes. Ignorar suas fraquezas ou fingir que elas não existem não vai fazê-las desaparecem. Por outro lado, ter uma compreensão mais clara de seus pontos fortes pode ajudar a barrar críticas infundadas, o que irá ajudar solidificar sua confiança.

2. Aprenda a dizer não

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, indicou que quanto maior sua dificuldade em dizer não maior a probabilidades de estresse, esgotamento, depressão, o que pode arruinar sua confiança. Pessoas confiantes sabe a importância de dizer não e a autoestima suficiente para deixar isso bem claro. Evite frases como “eu não sei se eu consigo” ou “eu não tenho certeza”.

3. Tenha um bom relacionamento com seu chefe

PUBLICIDADE

Uma relação conflituosa com seu chefe pode destruir até mesmo a pessoa mais talentosa e confiante. É difícil ser confiante quando seu chefe está constantemente suas contribuições. Tente identificar quando a relação está com problemas e decida se há alguma coisa que você pode fazer para colocar as coisas de volta nos trilhos. Caso perceba que é impossível recuperar um bom relacionamento, procure algo novo.

 4. Busque pequenas vitórias

Pessoas confiantes gostam de se desafiar e de competir, mesmo quando isso apenas traga pequenas vitórias. Conquistas, até mesmo as pequenas, geram uma sensação de recompensa e motivação. Uma série de pequenas vitórias pode fortalecer sua confiança por meses.

5. Encontre um mentor

Nada melhor para construir confiança do que uma pessoa talentosa, experiente mostrando-lhe o caminho alcançar seus objetivos. Um bom mentor pode agir como um espelho, dando-lhe a perspectiva necessária para você acreditar em você mesmo. Além disso, um mentor pode ajudar a educá-lo sobre alguns dos funcionamentos internos e culturais de sua organização. Conhecer as regras não escritas de como fazer as coisas em seu local de trabalho é um grande impulsionador da confiança.

6. Exercite-se

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Ontário Oriental, no Canadá, descobriu que pessoas que se exercitam pelo menos duas vezes por semana, durante dez semanas passaram a se sentir mais competentes na vida pessoal, acadêmica e, claro, atlética. Exercícios físicos liberam endorfina e farão você se sentir mais otimista. Por isso, crie uma rotina de se exercitar, isso irá melhorar sua autoestima e confiança.

7. Vista-se bem

Gostando ou não, a forma como você se veste, tem um grande efeito em como as pessoas te veem. Coisas como cor e o estilo de suas roupas causam impacto nas pessoas ao seu redor, mas também tem efeito na forma como você se vê. Escolha a roupa que reflete quem você é e a imagem que você quer projetar, mesmo que isso signifique gastar mais tempo no shopping e mais tempo se preparando antes de sir de casa.

8. Seja assertivo, não agressivo

Ser agressivo não é ser confiante. Na verdade, agressividade pode ser sinal de insegurança. Você não precisa pisar nos outros para se sentir superior. Você conseguirá se sentir mais seguro quando deixar suas inseguranças e medos de lado.