Foi demitido? Confira dicas de como falar sobre isso em uma entrevista de emprego

O primeiro passo é analisar quais motivos levaram a empresa a tomar esta decisão; para isso, é necessário ter sinceridade

SÃO PAULO – A demissão faz parte da trajetória de muitos profissionais. São vários os motivos para que a empresa tome esta decisão, como comportamento inadequado do funcionário, falta de resultado, entre outros.

Quem é demitido deve buscar aprender com a situação, levantar a cabeça e partir em busca de outro emprego. É neste momento que surge a dúvida de como tocar no assunto durante um processo seletivo. Para ajudar nesta hora, a consultoria americana CareerBliss apontou algumas dicas de como agir.

Seis dicas

PUBLICIDADE
  • Não minta: fale a verdade desde começo. Se você mentir e o entrevistador descobrir, as suas chances de conseguir o trabalho serão reduzidas. Ao falar a verdade, o profissional mostra integridade e credibilidade. Lembre-se de que você não é a única pessoa que foi demitida no mundo, e provavelmente, o entrevistador também já deve ter sido demitido alguma vez na vida.
  • Não fique na defensiva: engula o seu orgulho! Seja sincero consigo mesmo e analise os fatos que o levaram à demissão. Faça uma reflexão e veja realmente o que deu errado. Não fique procurando culpados, pois eles não existem.
  • Seja responsável: agora é a hora de assumir a sua responsabilidade por seus atos. Quanto mais consciente dos seus atos, mais convincente você será ao falar sobre isso na entrevista de emprego.
  • Construa uma resposta clara: antes de ir à entrevista, crie uma resposta concisa e clara a respeito de por que você foi demitido. Verbalize exatamente o que aconteceu, o que você aprendeu com ela, o que você faria de diferente e como você poderia evitar confrontos certos no futuro. Escreva para memorizar a resposta.
  • Seja breve: ao explicar a situação, vá direto ao ponto. A maioria dos entrevistadores não espera um relato detalhado do que levou à demissão. E mais uma vez, não culpe seu antigo chefe.
  • Pratique sua resposta: fique na frente de um espelho e diga em voz alta por que você foi demitido. Pratique, para que você possa dizer de forma sincera e calma. Quem realiza o processo irá analisar mais como você se expressa do que o que você está dizendo. Concentre-se em como falar a sua resposta e como os outros vão percebê-lo.