Foi chamado para avaliar o chefe? Saiba como dar este feedback!

Ao dar o feedback ao líder, o profissional deve descrever uma determinada situação e como o chefe se comportou

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SÃO PAULO – Em algumas empresas, além dos profissionais serem avaliados periodicamente, eles também avaliam o chefe. Mas, antes da dar o feedback sobre o líder, é necessário ter alguns cuidados.

O sócio-diretor e fundador da Muttare, Tatsumi Roberto Ebina, explica que, antes de falar abertamente sobre o gestor, é necessário analisar os valores da empresa. “Se for uma empresa que emprega a transparência, o que a pessoa falar será considerado importante”, diz.

Já se a empresa ou o chefe não compartilham destes valores e não enxergam o feedback como algo importante para a carreira, o mais indicado é que o profissional não fale nada que possa comprometê-lo.

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O que dizer
Ao dar o feedback ao líder, Ebina aconselha que o profissional descreva uma determinada situação e como o chefe se comportou. “Esta situação deve ser apresentada com frequência pelo chefe. Não vale dizer sobre um comportamento de único dia. Além disso, o profissional deve falar sobre como isso refletiu sobre ele. Nunca falar pelo grupo ou sobre a reação dos colegas”, diz.

Já a coordenadora de Carreiras e professora do Núcleo de Gestão de Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Adriana Gomes, alerta que a pessoa nunca faça um julgamento de valor sobre o chefe.

Ela acrescenta que o feedback deve ser uma análise do comportamento observado. “O feedback é uma percepção do outro. Ele não é uma verdade absoluta”, diz.

Sugestão
Sobre dar sugestão para o chefe melhorar, os especialistas concordam que é indicado quando a relação entre chefe e funcionário for aberta e positiva.

De acordo com Adriana, para dar o feedback, não é preciso agendar uma data específica. “O feedback deve ser dado sempre que for necessário. Deve ser feito no dia a dia. O mais importante é se preparar para isso. Vale destacar que é uma execelente ferramenta de gestão”, finaliza Adriana.