Focar o lado financeiro é apropriado quando se tem um objetivo na carreira

Existem profissionais que aceitam trabalhar onde paga mais, mesmo sem satisfação, porque almejam um objetivo, diz consultora

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Algumas pessoas fazem suas escolhas profissionais visando somente o lado financeiro, pois optam por trabalhar em empresas cujo salário e também os benefícios são mais atraentes. Mas essa escolha não pode prejudicar a carreira?

De acordo com a consultora de carreira da Career Center, Claudia Monari, essa atitude pode sim prejudicar a carreira. “Profissionais que pensam somente no dinheiro se desmotivam mais fácil. O dinheiro é um fator importante que deve ser analisado, mas é necessário vir junto com a satisfação pessoal e profissional”, afirmou.

Dinheiro com objetivo
Claudia explicou ainda que existem profissionais que aceitam trabalhar em empresas que pagam mais, mesmo sem ter satisfação, porque almejam um objetivo, como estudar no exterior, abrir seu próprio negócio, entre outros.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nesse caso, o profissional tem um objetivo específico. Ele não prejudicará a sua carreira, pois não pensa a curto prazo. Ele fez um planejamento e irá cumprir metas para alcançar o que deseja. É diferente do profissional que só prioriza o dinheiro e não tem objetivo”, declarou a consultora.

Planejar a carreira
O planejamento da carreira deve ser feito pensando a longo prazo. É importante que o profissional consiga visualizar como pretende estar daqui a cinco anos. Mas não basta somente querer, é necessário se aprimorar para conseguir o cargo, a empresa e a atividade que deseja.

“Você é o gestor da sua carreira. É muito comum pessoas que deixam a empresa gerir a carreira, mas isso está errado. O profissional deve assumir esse papel e cumprir metas para alcançar o que quer no futuro”, disse.

Continua depois da publicidade

Dicas
Para os profissionais que têm dificuldades em fazer o planejamento da carreira, Claudia recomendou que a pessoa  tenha consciência do que deseja profissionalmente e enxergue a carreira lembrando que ela tem começo, meio e fim.

“Essas dicas servem para todos os profissionais. Ter ambição de mais ou de menos não é errado. Mas em ambos os casos é importante que a pessoa saiba guiar a sua carreira”, finalizou a consultora.