Focados em treinamento, supermercadistas estimam alta na contratação em 2010

Segundo Apas, um emprego fixo gera, em média, três empregos indiretos na cadeia de parceiros e fornecedores

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em 2009, o setor de supermercados contratou 899.754 profissionais em todo o Brasil. Somente no estado de São Paulo, o número de empregos criados foi de 238.067. É o que aponta um levantamento realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados).

Para este ano, o mercado de trabalho desse segmento deve continuar aquecido, já que a estimativa é de crescimento de 3% no número de contratações. Segundo a Apas, um emprego fixo gera, em média, três empregos indiretos na cadeia de parceiros e fornecedores.

Ações direcionadas aos profissionais
A entidade afirma também que os profissionais contratados serão treinados, pois 78% dos supermercadistas disseram que essa será a principal ação para os funcionários neste ano. Entre outras ações direcionadas, estão eventos corporativos, apontados por 58,9%. Confira a lista completa das ações que serão aplicadas aos profissionais do setor:

Ações direcionadas aos profissionais 
Ações2010
Treinamentos para a função78,1%
Eventos corporativos58,9%
Ter caixa de sugestão/opiniões32,9% 
Pesquisa salarial do mercado20,5% 
Pesquisa de clima organizacional17,8%
Engajamento em atividades sociais11%
Pesquisa para cohecer aspectos sócio-demográficos5,5%

Aprenda a investir na bolsa

Para reter os profissionais, o setor aposta na sinergia do funcionário com o gestor da área, na comunicação interna e em um bom clima organizacional, além de oferecer treinamentos, manter um ambiente motivador e desafiantes e salários compatíveis ou acima dos valores de mercado.