Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ganham destaque com Olimpíadas

Atletas e esportistas têm se beneficiado com os avanços tecnológicos e a qualificação profissional alcançada nas áreas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional estão cada vez mais ligadas à área esportiva, oferecendo tratamentos e soluções a atletas do futebol, do basquete, do vôlei, da natação, do tênis, entre outras modalidades esportivas.

Esta semana, comemorou-se o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, áreas que contam com mais de 100 mil profissionais.

As atividades, cuja função é prevenir e tratar distúrbios funcionais do movimento que ocorrem em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas ou doenças, ganham destaque na mesma proporção em que aumenta a preocupação das pessoas com a saúde.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No que tange à reabilitação física, por exemplo, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm obtido êxito. “Atletas e esportistas têm se beneficiado com os avanços tecnológicos e a qualificação profissional alcançada na área”, explica Orlando de Carvalho, diretor da Carci, empresa especializada em soluções para Fisioterapia e Reabilitação Física.

Atuação

O profissional formado em Fisioterapia tem várias possibilidades de escolha: pode atuar tanto no seu próprio consultório quanto em clínicas, hospitais, postos de saúde, creches, universidades, academias e clubes.

Durante sua carreira, o fisioterapeuta tem a chance de optar por uma especialização, escolhendo um entre os tantos caminhos possíveis em sua profissão: com as gestantes, por exemplo, pode colaborar para melhores resultados em um parto normal, ensinando a paciente a contrair e relaxar músculos de forma a facilitar o nascimento do bebê.

Continua depois da publicidade

Nas diversas áreas de atuação, as formas de tratamento são várias e utilizam recursos como água (hidroterapia), calor e frio (termoterapia), raios infravermelhos e ultravioleta (fototerapia), técnicas de movimento (cinesiologia), estímulo e massagem (massoterapia).

É importante, em qualquer segmento escolhido, que o fisioterapeuta busque o conhecimento do ser humano em todos os aspectos, ou seja, tenha condições de aliar o físico, o psíquico e o social. Desta forma, poderá atender seus pacientes de maneira mais completa e eficiente, respeitando sua individualidade e suas emoções.