Fique de olho: importante para profissionais, acordo ortográfico entra em vigor

Ele passou a valer desde o primeiro dia de 2009 e, quanto à fala, não há nenhuma diferença; confira regras

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo quem não trabalha diretamente com a redação de textos tem que prestar atenção à língua portuguesa. Afinal, todos já precisaram alguma vez escrever e-mails, fazer relatórios ou, até mesmo, deixar recados para o chefe. E imagine que feio seria um erro de grafia! Por isso, o acordo ortográfico que ganhou o noticiário nos últimos dias se faz tão importante.

Ele passou a valer desde o primeiro dia de 2009 com o objetivo de integrar os países que falam a língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. Desta forma, 220 milhões de pessoas ao redor do mundo que falam o idioma poderão se compreender melhor.

Mas a mudança é somente na forma de escrever. Quanto à fala, mesmo com mudanças na acentuação – lingüiça, por exemplo, perde o trema -, a pronúncia continua igual.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Adoção

O Congresso brasileiro aprovou o acordo em 2001, depois de cerca de dez anos de discussões. O último país a aprová-lo foi São Tomé e Príncipe, em dezembro de 2006. A previsão é de que, até 2011, todos os livros brasileiros estejam adaptados às novas regras.

O governo, aliás, ainda deve demorar um pouco para adotar as novas regras, a exemplo da Casa Civil, que começará a atualizar o capítulo sobre ortografia de seu Manual de Redação somente neste mês. Quando terminado o trabalho é que textos oficiais, como os publicados no DOU (Diário Oficial da União), passarão a ter as novas regras, segundo informou a Agência Brasil.

Em relação à população em geral, o que se espera é que a adaptação seja feita aos poucos, à medida que os brasileiros usem as novas regras. Especialistas comentam que a grande dificuldade será a destruição de uma memória visual, uma vez que todos, desde pequenos, aprenderam e se acostumaram a escrever de uma forma.

Continua depois da publicidade

Quanto aos computadores, haverá desatualização dos corretores ortográficos até que se faça um pacote com as novas regras. Por isso, para quem já vai adotá-las, o que é indicado por especialistas, a atenção deve ser redobrada!

Novas regras

Os profissionais brasileiros também devem estar atentos às mudanças, uma vez que estão em contato direto com a língua diariamente. Para ajudar, confira abaixo as principais regras: