Fique atento: esses 7 hábitos podem prejudicar sua reputação profissional

A influenciadora do LinkedIn, Betty Liu, explicou que esses hábitos não são a coisa certa a se fazer

Júlia Miozzo

Desemprego. Fonte: Shutterstock

Publicidade

SÃO PAULO – Ao mesmo tempo em que forçar ser uma pessoa diferente no trabalho pode soar forçado, manter alguns hábitos do dia-a-dia pode ser prejudicial.

A influenciadora do LinkedIn, Betty Liu, escreveu para a rede social que é preciso “proteger sua reputação e fazer a coisa certa todos os dias”, agindo da mesma forma que você gostaria que agissem com você; e os maiores inimigos desse comportamento profissional são esses hábitos do cotidiano.

Ela listou alguns deles:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Negatividade
A autora explica que, em alguns momentos, conversar com outros colegas sobre a insatisfação com a empresa ou algum ponto negativo pode ser bom para construir relações de amizade e afinidade. Entretanto, se essas conversas não fugirem dos pontos negativos, você pode acabar com uma má reputação dentro de sua empresa por só criticar.

Ler e-mails durante reuniões
Para quem está falando durante uma reunião, ver algum colega ou participante mexer no celular enquanto seu ponto de vista é apresentado pode ser ofensivo.

Não se apresentar pessoalmente às pessoas
Quando algum colega apresentar-lhe uma nova pessoa da empresa ou você precisar se apresentar a alguém, nunca deixe de fazê-lo pessoalmente para mandar um e-mail. Isso pode fazer com que ela se esqueça de você em diversas situações importantes.

Continua depois da publicidade

Erros de gramática e ortografia
Você pode ter inúmeras justificativas para os erros de gramática em seus e-mails, mas ainda assim você vai causar uma má impressão em seus colegas – principalmente se o e-mail for para seu chefe ou colegas com cargos superiores.

Antes de enviar qualquer e-mail, tire um momento para relê-lo e reescrever possíveis frases erradas.

Desleixo
Em algumas empresas, usar roupas casuais para trabalhar não é um problema, mas ainda assim existem alguns limites que o dress code impõe. A autora explica que, se você deseja ser tratado da melhor forma possível, você deve se vestir da melhor forma possível; isso não significa usar um traje social, mas sim se importar com a forma como você se veste para o trabalho.

Chegar atrasado
A agenda das pessoas atualmente é organizada e cheia, o que significa que, se você chegar atrasado a algum compromisso do trabalho pode acabar atrapalhando essa agenda – além de ser um ato desrespeitoso.