Final de ano: faça balanço da carreira, mas também um planejamento para 2010

Aproveite o final de mais um ano para definir futuros objetivos para seu crescimento na vida profissional

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Final de ano é um ótimo momento para fazer um balanço da sua carreira, avaliando a posição dentro da empresa em que atua e as atividades exercidas. Mas aproveite também para fazer um planejamento profissional e definir futuros objetivos.

Segundo o diretor-geral do portal Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, comece fazendo um levantamento dos pontos que mais lhe agradaram e os que mais desmotivaram neste ano.

Para conseguir resultados, trabalhe na elaboração de metas tangíveis e as escreva como forma de concretizar suas ideias.

Definição de estratégias

Aprenda a investir na bolsa

A parte mais importante do planejamento é a definição de estratégias. Entre as ações mais frequentes para alcançar o que se deseja, estão o ingresso em cursos de idioma, viagens de intercâmbio e retorno aos estudos.

De acordo como o diretor-geral, é necessário assumir a postura de gestor em relação à sua carreira. “Imagine-se na posição de um verdadeiro headhunter e veja o que deve ser acrescentado ao seu currículo para que possa ocupar as vagas dos seus sonhos”.

Depois disso, inverta os papéis e pense que está conversando com algum recrutador para descrever as habilidades listadas no seu currículo. Aja de maneira segura e convincente.

Levantamento

Por último, faça um levantamento sobre fatores externos que possam impactar em sua carreira para o próximo ano.

Avalie a expectativa do cenário econômico e as projeções da área que deseja atuar. Desta maneira, você terá condições de alinhar o que julga necessário com o que o mercado espera.