Fim de ano: não deixe de procurar emprego, ou perderá oportunidades!

É verdade que empresas procuram menos, mas algumas buscam candidatos; mantenha-se ligado, mesmo se for viajar

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Chega o final do ano e você pensa logo em viajar para curtir com os amigos e a família, afinal, nesta época as empresas não costuma contratar, certo? Pois quem pensa dessa maneira pode perder oportunidades, segundo a coordenadora de produtos da Catho Online, Ana Paula Prado.

“Em dezembro, as pessoas diminuem a procura por vagas de emprego. É verdade que as empresas também procuram menos, mas existem algumas que buscam e o profissional que deixa de pesquisar perde algumas chances”, disse Ana Paula.

A consultora afirmou que a maior parte das contratações das empresas são feitas no período de janeiro, porque querem iniciar o ano já com o novo profissional.

Mantenha-se antenado

Aprenda a investir na bolsa

Caso vá viajar por alguns dias, é importante manter-se em contato com o mundo profissional, mesmo que sua vontade seja a de desligar-se totalmente dele. A consultora explica o que o profissional deve fazer, durante a viagem e as férias, para não perder as oportunidades:

  • Muitos candidatos possuem um cadastro em sites e é bom verificar se existem vagas disponíveis;
  • Se não for viajar, cheque o e-mail diariamente. Caso vá para outro lugar, procure uma lan-house ou outro local para verificar as correspondência eletrônicas pelo menos a cada dois dias;
  • Mantenha o networking ativo. Converse com pessoas que são do mesmo ramo que você;
  • Deixe o celular ligado durante o dia para que possa ser comunicado sobre possíveis entrevistas de emprego.

Viagem x entrevista

Somente quem está estável no mercado de trabalho ou desempregado a pouco tempo, o que significa que acabou de ser demitido e precisa repor as energias, pode se dar ao luxo de viajar, de acordo com a consultora. Mesmo porque, quem está a mais tempo sem emprego deve priorizar a economia de dinheiro, pois não sabe por quanto tempo a situação se prolongará.

Se a viagem estiver marcada e, de repente, surgir um convite para uma entrevista, Ana Paula sugere ao candidato que seja transparente e conte a verdade. “Nunca confirme que vai à entrevista e depois não apareça, pois perderá pontos com aquela empresa”. Tente agendar para outro dia.

O adiamento também é indicado para quem é convidado para a entrevista enquanto estiver viajando. “Se o profissional tiver um bom currículo e, principalmente, o perfil que a empresa está buscando, a companhia marcará a entrevista em outro dia”, disse.