Tecnologia

Filipino de 15 anos cria carregador de celular movido a passos; veja video

Projeto já ganha visibilidade na Google Science Fair deste ano

SÃO PAULO – O projeto apresentado pelo estudante filipino de 15 anos, Angelo Casimiro, já ganha visibilidade na Google Science Fair deste ano. O evento abre a oportunidade para que estudantes de 13 a 18 anos mostrem as suas criações. Os finalistas serão divulgados em 6 de agosto de 2014.

O adolescente inscreveu um projeto em que utiliza da energia dos seus passospara para carregar dispositivos eletrônicos, como celulares. A sua criação consiste em um “tênis inteligente” que produz e armazena energia de acordo com o número de passos que você dá por dia. Em suas experiências, ele já conseguiu carregar uma bateria de 400 mAh após oito horas de caminhada e gerar 10 minutos de uso de celular depois de uma partida de basquete.

O estudante explica em seu vídeo que o segredo do tênis está na piezoeletricidade, a criação de tensão elétrica por pressão exercida em cristais. Essa energia é armazenada em um gerador que é anexado ao calçado, assim como dois pares de discos contendo os cristais. O objeto pode ser conectado via USB ao aparelho a ser carregado.

PUBLICIDADE

Veja o vídeo (em inglês):