Festas de Fim de Ano: boas ocasiões para movimentar sua carreira!

Para quem está desempregado, ou está descontente no trabalho, esta pode ser a hora de dar uma boa guinada na carreira

SÃO PAULO – O clima já está diferente: luzes, ruas enfeitadas, pessoas espremendo suas agendas para conseguirem conciliar todos os compromissos que aparecem nesta época. Encontro com ex-colegas de faculdade, eventos escolares dos filhos, jantares com amigos, diversas confraternizações. As festas de fim de ano representam uma fase rica em oportunidades, embora poucos se lembrem disso.

Sabe-se que o ritmo das empresas diminui nesta época, levando muitas a optarem até mesmo pelas férias coletivas. Mas nem por isso você deve desistir de buscar seu lugar ao sol. Afinal, a contratação pode não ocorrer hoje mas, em uma conversa informal, sempre pode surgir indicação para uma vaga, ou o nome de uma empresa com planos de expansão para 2006. E para isso é preciso explorar as oportunidades!

Divulgue sua melhor marca: você!

Analise seu currículo e busque atualizá-lo constantemente. Isso não significa informar simplesmente uma troca de endereço ou sua pretensão salarial, mas sim acrescentar novas experiências profissionais e cursos de atualização. Caso isso não seja possível, em razão de um longo período de desemprego, procure suprir esta deficiência com um maior acesso à informação e formas alternativas de treinamento.

PUBLICIDADE

Há sempre alguém: um parente ou um amigo que poderá lhe ajudar nisso, emprestando um livro novo, dando algumas dicas de informática, por exemplo. O importante é manter-se atualizado e próximo ao mercado de trabalho.

Faça do seu currículo a sua melhor marca. Imagine que se trata de uma empresa que você precisa divulgar, da forma mais intensiva que puder.

Bom relacionamento é fundamental

Para quem pretende revolucionar sua vida profissional, seja mudando de emprego ou lutando para retornar ao mercado de trabalho, estabelecer uma rede de contatos é fundamental.

Ninguém saberá que você está procurando um emprego, se não disser. Procure então manter-se próximo de pessoas que poderão lhe ajudar neste processo. O isolamento não é bom para ninguém. Em reuniões informais você pode ver surgir uma excelente oportunidade.

De olho nas festas

Por esta razão, utilize a seu favor os seus compromissos, nem sempre agradáveis, que geralmente ocorrem ao final de cada ano, e comece hoje seu trabalho.

É claro que não se sugere aqui um comportamento exagerado e inconveniente. Para tudo na vida é preciso bom senso. Havendo espaço para isso, troque cartões, fique atento a informações que podem ajudá-lo e mostre-se aberto a novas oportunidades.
O importante é: jamais se acomode em suas metas. Caso contrário, você adiará sempre seus planos, por motivos diferentes: Natal, Reveillon, Carnaval…Mude seu ritmo e procure sair na frente! Afinal o mercado de trabalho é cada vez mais acirrado e exige de quem compete nele, ou luta para retomá-lo, uma postura agressiva e realmente decisiva.