Férias: aproveite o momento para renovar suas idéias!

Período destinado ao descanso é uma ótima hora para reavaliar seus afazeres e encontrar maneiras muito mais criativas de solucionar problemas no trabalho

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As férias estão praticamente no fim e sua energia parece ter ido embora com ele? Afinal, conciliar trabalho, estudo e vida pessoal não tem sido muito fácil. Se você acha isso natural, cuidado. Esta pode ser a melhor hora para recarregar suas baterias: enfim, férias!

Aproveite o momento

Se você é daqueles que se recusam a desligar por um tempo, é bom rever seus conceitos. Todo mundo precisa de um descanso. Se você se sente inseguro por se ausentar por muitos dias, em função do trabalho que desenvolve, opte por tirar férias duas vezes ao ano, dividindo o período em dois descansos de aproximadamente duas semanas, por exemplo.

Utilizando esta estratégia, você poderá curtir mais sua família, e não se sentirá tão desorientado na volta ao trabalho, já que o afastamento será por um tempo menor. O importante é: não se sinta culpado por sair de férias. Trata-se de um direito seu que deve ser aproveitado da melhor maneira possível.

Vantagens para funcionário e para empresa

Aprenda a investir na bolsa

O momento de descanso possibilita diversas vantagens para o trabalhador, e isto é indiscutível. O ideal, porém, é que este desligamento ocorra para valer. Nada de carregar na bagagem celular, laptop, palmtop e todos os outros recursos tecnológicos que o permitam manter contato permanente com a empresa.

Para evitar problemas, é recomendável que você deixe tudo programado antes de sair de férias. Desta forma, não haverá a menor necessidade deste elo durante o descanso. Deixe tudo organizado antes, para poder desligar mesmo depois!

Já para a empresa, um funcionário descansado representa um portador de novas energias e boas idéias. Um profissional, quando ausente por determinado tempo, tem a oportunidade de questionar certos padrões muitas vezes antiquados, partindo, portanto, para a renovação. Energia nova e criatividade darão um outro rumo para a empresa, além de muita motivação para a sua equipe!

Do outro lado

Durante este tempo em que estiver “fora do ar”, experimente encarar sua rotina apenas como expectador. Isso lhe permitirá avaliar o que tem feito de bom e ruim e, ainda por cima, possibilitará que você encontre soluções para problemas antes encarados como gravíssimos.

Isto significa que, quando extremamente envolvido num processo, você muitas vezes não consegue visualizar maneiras de melhorá-lo. Suas atitudes se tornam praticamente automáticas e não há mais a necessidade de criação, o que “derruba” o desempenho e desmotiva qualquer pessoa, mesmo que sequer perceba.

Por isso, aproveite o momento para renovar suas energias e idéias. Você vai ver o resultado na volta ao trabalho. Boas férias!

PUBLICIDADE