Feiras podem ser o caminho para o MBA no exterior

Elas trazem representantes de várias universidades ao redor do mundo, que começam a seleção de candidatos interessados em fazer o MBA em outro país

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Fazer um MBA (Master Business Administration) no exterior é o sonho de muitos profissionais, mas muitos não sabem nem por onde começar a procura pelo curso.

Para ajudá-los, diversas feiras são promovidas. Elas trazem um representante das universidades estrangeiras para mostrar um pouco mais da instituição, dos cursos oferecidos e o que deve ser feito para conseguir ingressar no MBA. Mas não é somente a universidade que deve agradar o profissional.

De acordo com o diretor-executivo do The MBA Tour, Peter Von Loesecke, o profissional também precisa impressionar o representante da universidade. De que maneira? “O candidato a um MBA pode impressionar os diretores se for à feira com um traje de negócios e apresentar um currículo em inglês”, destacou.

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“Além disso, deve fazer perguntas que mostrem que ele sabe muito bem o porquê quer fazer um MBA e que ele sabe o que o curso pode fazer por sua carreira no Brasil ou em qualquer lugar do mundo”, completou.

A conversa

Nas feiras, o profissional deve se dirigir ao estande de uma universidade com perguntas que sejam pertinentes à sua carreira. Deve também fazer perguntas que indiquem que ele possui uma ambição na carreira, como por exemplo “Há algum tipo de curso com o qual melhorarei minha habilidade de liderança?”.

Não faça perguntas que possam ser respondidas pelo site da universidade, o que mostra que você não fez a lição de casa antes de falar com o representante da instituição. Na conversa, posicione a pergunta de forma a fazer com que ela esteja relacionada a você e, ao mesmo tempo, chame a atenção do profissional da universidade.

Informações

Entre conversas com o representante e pesquisa no site da universidade, confira abaixo as informações que o profissional deve ter em mãos para fazer sua escolha:

“Quanto mais o candidato souber explicar ao representante porque os seus objetivos combinam com as características de um programa específico de MBA, mais o profissional se torna um potencial candidato. O representante vai se impressionar com o estudante se perceber que ele vai poder contribuir com o programa e identificar como ele vai se beneficiar do curso”, afirmou Loesecke.

Depois da feira

Durante a conversa, o interessante é pegar o cartão de visitas e o e-mail do representante da universidade. Depois de alguns dias, envie uma mensagem agradecendo o contato e com o seu currículo, para que ele possa lembrar quem você é.

A partir disso, o candidato deve começar a reservar um tempo para a candidatura ao MBA, pois esse é um processo que requer um bom tempo de preparação e meses para conseguir desenvolver a melhor apresentação possível, segundo disse o diretor-executivo do The MBA Tour. Confira abaixo outras etapas do processo:

Para quem quer participar de uma feira de MBA, acontece no dia 24 de outubro a The MBA Tour, em São Paulo. Mais informações estão no site www.thembatour.com.