13º salário

Fazenda propõe pagar primeira parcela do 13ª de aposentados em duas vezes

O governo chegou a cogitar cancelar o pagamento do adiantamento do benefício, que não é obrigatório, diante da avaliação da necessidade de o benefício ser pago integralmente em dezembro

BRASÍLIA – A equipe econômica está propondo pagar a primeira parcela do décimo-terceiro de aposentados e pensionistas do INSS em duas vezes, em setembro e em outubro, plano que ainda tem de ser aprovado pela presidente Dilma Rousseff, informou o Ministério da Fazenda nesta sexta-feira por meio de sua assessoria de imprensa.

De acordo com a proposta, a primeira parcela do benefício totalizando quase 16 bilhões de reais. O restante do décimo-terceiro seria pago em dezembro.

O governo chegou a cogitar cancelar o pagamento do adiantamento do benefício, que não é obrigatório, diante da avaliação da necessidade de o benefício ser pago integralmente em dezembro.

PUBLICIDADE

Essa opção foi analisada diante da dificuldade de caixa neste ano, que passa por duro ajuste fiscal, com arrecadação fraca pela recessão econômica e com a pressão de gastos obrigatórios em nível elevado.

No entanto, com a baixa popularidade da presidente Dilma Rousseff, o governo recuou e começou a avaliar propostas para fazer o pagamento.