Fora da caixa

Falta inovação? Veja dicas para ser mais criativo no trabalho

Não são apenas os trabalhos artísticos que demandam criatividade. Qualquer emprego requer pelo menos um pouco de inovação para que seja bem feito

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a criatividade não é um dom. É claro que algumas pessoas conseguem exceder os limites normais da inovação e ir além da criatividade comum, mas é possível identificar essa habilidade e desenvolvê-la em praticamente todo ser humano. Se você deseja trazer mais disso para seu trabalho, confira as cinco dicas a seguir:

1. Leia muito
A leitura é uma das melhores ferramentas para o exercício da criatividade. Todos os tipos de livros, até mesmo os acadêmicos, exigem do leitor certa dose de criatividade para entender conceitos e analisá-los criticamente. Não se limite apenas a livros que estejam relacionados com sua área de atuação, mas vá para aqueles que envolvem outros campos, ou até mesmo que não tenham absolutamente nada a ver com seu trabalho.

2. Observe aqueles que se destacam
Como está sua capacidade de análise e observação? Mantenha os olhos abertos e um caderno pronto. Busque identificar quem são as pessoas mais espertas e criativas a sua volta, não apenas no trabalho, e analise características ou hábitos que podem contribuir para suas qualidades.

PUBLICIDADE

3. Saia da bolha
Se focar apenas em um interesse ou habilidade não irá exercitar sua criatividade, pelo contrário, irá restringi-la.

4. Questione, investigue, critique
Pessoas que vivem de maneira passiva não conseguem progredir. Para tanto é necessário se incomodar, questionar, criticar, buscar por maneiras diferentes de obter resultados ou resoluções melhores.

5. Crie um desafio diário
Se desafie a fazer algo criativo todos os dias. A prática e a motivação são os fatores essenciais para que qualquer iniciativa dê certo, seja ela para aumentar sua criatividade ou para fazer uma dieta.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.