Falta de pontualidade ou de profissionalismo?

Quando o atraso no compromisso ocorre uma vez, pode até ser aceito...mas a todo o momento é falta de respeito; em atividades, é falta de competência

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A reunião está marcada para as 15h e são 14h55 e você ainda está no trânsito, o que quer dizer que certamente chegará atrasado. A atividade deve ser entregue na terça-feira, mas é noite de domingo e você está longe da conclusão.

Pois saiba que este tipo de atitude é sintoma da falta de pontualidade, postura que demonstra um comportamento negativo no mercado corporativo…mas se for feitas diversas vezes pode demonstrar falta de profissionalismo. Você sabe por quê?

Em compromissos: falta de respeito

Marcar um compromisso pode ser um sacrifício, diante de tantas atividades a serem realizadas no dia-a-dia. É gasto tempo e, em alguns momentos, muito dinheiro, para que a reunião ocorra. Por isso, se atrasar pode ser visto como descaso.

PUBLICIDADE

Por isso, a pontualidade deve ser seguida à risca. Prepare-se para não deixar ninguém esperando, o que pode parecer falta de respeito, acima de tudo. Horários são feitos para serem cumpridos. Imagine-se sempre na posição da pessoa que o esperou.

Atrasar em um momento ou outro pode até ser possível, já que o trânsito pode ter parado ou algum incidente pode ter acontecido. No entanto, quando o problema é freqüente, pode ter certeza de que é falta de profissionalismo.

Nas atividades: falta de competência

Quando a falta de pontualidade é com relação aos projetos, além da falta de profissionalismo, já que você não estará seguindo um acordo, a situação piora: você poderá ser visto como incompetente.

Neste caso, se o planejamento que fez estava errado, e o cronograma não foi cumprido, o melhor é entrar em contato com o cliente. O primeiro passo é pedir desculpas, porque não conseguirá cumprir com o que prometeu, o segundo é tentar negociar outro prazo.

No entanto, o que é inaceitável é chegar no dia e dizer que não deu certo. Esta atitude mostra falta de competência e ainda de ética. Diante disso, é melhor você se preparar e se planejar. Boa sorte!