Falsa promessa: não seja enganado com anúncios de vagas de emprego

Uso da internet na busca do emprego facilitou a ação de pessoas e empresas que querem enganar quem busca um trabalho

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos anos, cresceu o uso da internet na busca de um emprego, mas, com isso, aumentou também a ocorrência de golpes, que incluem falsas ofertas de trabalho. Isso porque há quem queira se aproveitar desse momento de fragilidade da pessoa desempregada para conseguir dinheiro dela, colocando anúncios e até mesmo ligando para ela, oferecendo uma oportunidade de trabalho.

Segundo o especialista em carreiras e mercado de trabalho e diretor do Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, nesses contatos, é pedido o pagamento de um determinado valor apenas para a realização de testes profissionais, com a justificativa de que a empresa que está selecionando o profissional exige isso.

“Mas, na realidade, nunca existiu vaga alguma e, por mais que os testes feitos sejam legítimos, a premissa para a pessoa realizá-los é criminosa, uma atitude desleal com quem está em busca de emprego e dispõe de poucos recursos financeiros”, afirma, em um artigo de sua autoria.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como não ser enganado?

Se você está em busca de um trabalho, alguns cuidados podem evitar as armadilhas. Uma dica de Grinberg é nunca aceitar ofertas que exigem o pagamento de uma taxa mínima para concorrer à vaga. “Tome cuidado para não cair em uma armadilha e a oportunidade não existir”, diz.

Já se você decidiu cadastrar seu currículo em um site de recrutamento e seleção, também há algumas medidas que poderão ajudá-lo a evitar armadilhas. “O ponto mais importante para se escolher um portal de recrutamento on-line é a idoneidade dessa empresa. Procure informações desses portais nas comunidades e fóruns on-line, pois assim você poderá acompanhar o que os usuários falam dessa empresa”, ressalta.

Outra dica de Grinberg para saber sobre a idoneidade do site, é procurar informações sobre o mesmo na imprensa, na internet e no próprio portal. Verifique também informações sobre a empresa que abriu a vaga, caso o seu nome tenha sido divulgado. “Se a desconfiança for grande, entre no site institucional da empresa e ligue para perguntar sobre a oportunidade oferecida”.

Continua depois da publicidade

Porém, muitas vezes, o nome da companhia com a vaga em aberto não é divulgado. Segundo o especialista, isso pode acontecer quando a empresa pretende substituir um funcionário.